Pausas no expediente podem aliviar a tensão muscular, mas não substituem a atividade física regular.
Quem passa horas sentado diante do computador pode sentir tensão no pescoço, desconforto nas costas, rigidez muscular e peso nas pernas. Uma reportagem publicada neste sábado (26) reúne cinco movimentos simples para fazer durante pausas no expediente.
A proposta é interromper os períodos de imobilidade e movimentar regiões que ficam muito tempo na mesma posição. Segundo Bianca Vilela, mestre em fisiologia do exercício, uma possibilidade é levantar por cerca de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho sentado.
Pausas ao longo do expediente
O intervalo pode servir para caminhar um pouco, buscar água, ir ao banheiro ou fazer um lanche. Parte desse tempo também pode ser usada para alongar o corpo e movimentar as pernas.
Uma forma de interromper o tempo sentado durante o trabalho
- 50 minutosTempo sentadoAntes da pausa sugerida
- 10 minutosPausaPara levantar e se movimentar
- 5MovimentosExercícios apresentados na reportagem
Essas pausas não substituem a prática regular de exercícios físicos. A atividade física traz benefícios para a saúde cardiovascular e muscular, além de contribuir para a disposição e o bem-estar, segundo a reportagem.
Movimentos para pescoço, tronco e pernas
Os exercícios podem ser feitos sem movimentos bruscos ou força excessiva. No alongamento do tronco, a orientação é respeitar os limites do corpo, sem tentar alcançar uma amplitude grande.
- Pescoço: incline suavemente a cabeça para cada lado, sem elevar o ombro.
- Ombros: leve um braço estendido à frente do corpo em direção ao lado oposto, aproximando-o do peito com leve pressão, e troque de lado.
- Tronco: em pé, com as mãos na cintura ou no quadril, leve o corpo suavemente para trás e volte devagar.
- Parte posterior da coxa: coloque um calcanhar à frente, incline o tronco com as costas alinhadas e depois troque de perna.
- Panturrilhas: perto de uma parede ou cadeira para apoio, eleve os calcanhares lentamente e volte à posição inicial.
A elevação dos calcanhares movimenta a musculatura da panturrilha, que participa do retorno do sangue das pernas ao coração. Já os alongamentos ajudam a mobilizar áreas que podem ficar tensas durante o trabalho diante da tela.
Quando buscar avaliação
A altura da cadeira, a posição da tela, o apoio dos braços e a organização da mesa influenciam a postura mantida ao longo do dia. Observar o ambiente de trabalho, portanto, também faz parte dos cuidados citados na reportagem.
Se a dor ou o desconforto forem frequentes, intensos ou persistentes, a orientação é buscar avaliação profissional para investigar os sintomas, em vez de tentar resolvê-los apenas com alongamentos.
Foto de capa: Shixart1985/Wikimedia Commons (CC BY 2.0)
Mais em Dicas de Saúde
Dez Milhas Garoto reúne 20 mil corredores neste domingo no Espírito Santo
Corrida Cidade de Porto Velho terá percursos de 5 km e 10 km neste sábado
Testemunhas de Jeová permitem decisão individual sobre componentes do sangue
Sun Kissed 2.0 atrai adolescentes, mas exige cuidado com química no cabelo
Portugal tem maior proporção de pessoas que não praticam esporte na UE
Caminhada não precisa durar 30 minutos nem seguir velocidade fixa para trazer benefícios







