Ação da prefeitura reuniu vacinação, consultas e emissão do Cartão SUS, além de serviços sociais.
A Prefeitura de João Pessoa realizou 277 atendimentos na sexta-feira, 25 de setembro, durante uma edição da Caravana do Cuidar no bairro Castelo Branco. A ação ocorreu em frente à Paróquia São Rafael e reuniu serviços gratuitos de saúde, assistência social e outras áreas para moradores da região.
Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), a iniciativa leva equipes municipais aos bairros para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Entre as pessoas atendidas estava Lúcia de Almeida, que procurou a caravana para atualizar o CadÚnico e providenciar o Cartão SUS. Segundo a prefeitura, ela também se preparava para receber uma vacina.
Atendimentos de saúde
O Cartão SUS foi o serviço mais procurado na ação, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura. As equipes também ofereceram consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação e verificações de glicemia e pressão arterial.
Atendimentos registrados no Castelo Branco em 25 de setembro
- 277Total de atendimentos
- 84Cartão SUSatendimentos
- 42CadÚnicoatendimentos
- 20Consultas médicas
- 16Vacinações
- 13Atendimentos odontológicos
| Serviço | Atendimentos |
|---|---|
| Cartão SUS | 84 |
| Consultas médicas | 20 |
| Vacinação | 16 |
| Aferição de pressão arterial | 16 |
| Atendimento odontológico | 13 |
| Testes de glicemia | 10 |
Os registros se referem aos serviços prestados nessa edição da caravana. A prefeitura não informou, no material divulgado, o número de pessoas atendidas nem apresentou um calendário de novas visitas ao bairro.
Assistência social e outros serviços
Além dos atendimentos de saúde, a prefeitura registrou 42 atendimentos pelo CadÚnico e 15 pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Também participaram da ação equipes da Defensoria Pública, do Procon-JP, do Acessuas Trabalho, do programa Eu Posso e da Junta Militar.
A caravana ofereceu ainda serviços de manicure e cabeleireiro. Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Késsia Liliana Bezerra, a proposta é reunir equipes de diferentes áreas para atender os moradores no próprio bairro.
Com informações de joaopessoa.pb.gov.br.
Foto de capa: Marcos Elias de Oliveira Júnior/Wikimedia Commons (CC0)

