Pular para o conteúdo
Alimentação e Nutrição

Cozinha Comunitária de Lages serve 41 mil refeições em oito meses

Cozinha Comunitária de Lages serviu 41.141 refeições gratuitas de janeiro a agosto de 2026, segundo a prefeitura.

Lucas GodoyPorLucas Godoy 2 min de leitura
Lages
Foto: leonir angelo lunard/Wikimedia Commons (CC BY 3.0)
Compartilhe

Unidade do bairro Guarujá atende famílias em vulnerabilidade e envia refeições diárias ao Centro POP.

A Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar, no bairro Guarujá, em Lages (SC), serviu 41.141 refeições gratuitas entre janeiro e agosto de 2026, segundo a prefeitura. A unidade oferece almoço e sopa, considerada o jantar, a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social do município.

O serviço é mantido pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, ligada à Secretaria Municipal da Assistência Social. A iniciativa busca assegurar o acesso regular a alimentos para pessoas encaminhadas pela rede socioassistencial ou que precisem de alimentação imediata.

Atendimento às famílias

A prefeitura informa que a cozinha atende 101 famílias por dia, embora cerca de 85 estejam ativas e procurem as refeições diariamente. São aproximadamente 230 pessoas atendidas, entre elas 98 crianças.

InfográficoAtendimento da Cozinha Comunitária

Dados informados pela Prefeitura de Lages para 2026.

41.141
refeições em oito mesesDe janeiro a agosto de 2026
  • 41.141Refeições servidasJaneiro a agosto de 2026
  • 101Famílias por diaSegundo a prefeitura
  • 230Pessoas atendidas98 são crianças
  • 105Refeições ao Centro POPPor dia
  • 53.880Estimativa anualRefeições por ano
Fonte: Prefeitura de LagesSaúde em Família

As refeições são fornecidas de segunda a sexta-feira. O atendimento funciona das 7h30 às 16h30, com entrega do almoço a partir das 10h e distribuição da sopa no início da tarde.

  • Cerca de 230 almoços são entregues por dia.
  • Aproximadamente 20 sopas são servidas diariamente.
  • A estimativa da prefeitura é de 4.490 refeições por mês e 53.880 por ano.

Encaminhamento pela assistência social

O acesso ao serviço é universal, mas a cozinha foi criada principalmente para atender famílias referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade recebe, sobretudo, encaminhamentos dos CRAS IV, que abrange as regiões de Guarujá, Tributo e Pisani, e do CRAS VII, no bairro São Vicente.

Segundo a prefeitura, quem procura ajuda passa por triagem da Assistência Social, que pode realizar visitas domiciliares para avaliar a situação de vulnerabilidade. Refeições, visitas e encaminhamentos são registrados em sistema informatizado para acompanhamento pela rede pública socioassistencial.

A cozinha também presta atendimento imediato a pessoas que necessitam de alimento e faz posteriormente os encaminhamentos sociais e o cadastro formal. Além das refeições, a unidade distribui produtos de hortifruti recebidos do Banco de Alimentos.

Refeições para o Centro POP

A Cozinha Comunitária envia 105 refeições diárias ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado no bairro Copacabana. De acordo com a prefeitura, o equipamento recebe mais de 50 pessoas por dia para o almoço.

A administração municipal também informou que as refeições passarão a ser entregues em recipientes reutilizáveis, no lugar de embalagens descartáveis de isopor. A medida, segundo a Secretaria da Assistência Social, busca reduzir resíduos e melhorar a conservação e a organização dos alimentos durante a entrega.

Foto de capa: leonir angelo lunard/Wikimedia Commons (CC BY 3.0)

Mais em Alimentação e Nutrição

Compartilhe
Próxima leituraMacarrão engorda? Como comer sem culpa e sem ganhar peso5 min de leitura

Mapa do site