Agência participou de encontro da Abrasco que reuniu entidades de saúde e sociedade civil entre 16 e 19 de setembro.
Ouça esta notícia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do 10º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado pela Abrasco em Manaus, no Amazonas, entre 16 e 19 de setembro. O encontro reuniu instituições de saúde e representantes da sociedade civil para discutir questões sanitárias e sociais.
Em uma atividade no primeiro dia do congresso, a ANS promoveu um debate sobre os riscos do El Niño para a saúde suplementar. A conversa tratou dos efeitos de fenômenos climáticos sobre a população, incluindo comunidades indígenas e rurais.
Debate sobre doenças e clima
O talkshow foi mediado por Vanessa Carvalho, da Diretoria de Desenvolvimento Social da ANS. Participaram representantes da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e do Ministério da Saúde.
Segundo a ANS, as participantes abordaram a maior ocorrência de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, associada a fenômenos climáticos. Também foram discutidos os impactos do El Niño na saúde e a necessidade de mobilização do setor para responder às consequências do fenômeno.
A saúde planetária esteve entre os assuntos da atividade, assim como a relação entre atitudes individuais e danos ambientais que contribuem para mudanças no clima.
Congresso foi o primeiro da Abrasco no Norte
Com o tema “Interculturalidade, ambiente e saúde: os desafios do século XXI para uma vida em conexão com os territórios”, o congresso teve duração de quatro dias. A programação buscou fortalecer pesquisas e experiências relacionadas a desafios sociais e de saúde, além de aproximar os debates sobre ambiente, cultura e atendimento à população.
De acordo com a ANS, a realização em Manaus marcou a primeira edição desse congresso da Abrasco na Região Norte. A escolha do Amazonas considerou a diversidade do estado e a proposta de ampliar a produção científica para além dos centros tradicionais, com foco em pluralidade, participação social e equidade.
A agência também manteve um estande no evento para prestar informações e dialogar com os participantes.
Com informações de gov.br.

