Criada em Rio Branco, a Florisa produz 3 mil garrafas por ano e chegou a restaurantes de outros estados.
Um funcionário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre produz, nas horas vagas, bebidas alcoólicas fermentadas de açaí e cupuaçu na garagem de casa, em Rio Branco. A marca Florisa surgiu dos experimentos de Marcos com fermentação e passou a fornecer bebidas para restaurantes fora do estado.
O produtor começou a fazer cerveja artesanal em 2015. Em 2020, ao testar o açaí em uma mistura de hidromel e kombucha, encontrou o ponto de partida para a bebida que hoje é conhecida por alguns clientes como “vinho do Acre”. Pela definição de vinho, porém, o nome não se aplica a fermentados feitos com frutas que não sejam uva.
Da experiência caseira aos restaurantes
A primeira tentativa com açaí não agradou a Marcos, segundo relato publicado pelo Estadão. Ele ajustou o processo e passou a fazer a bebida para consumo próprio e para presentear amigos, antes de receber encomendas. Mais tarde, desenvolveu uma versão de cupuaçu.
As bebidas chegaram a restaurantes como o Cuia, de Bel Coelho, o Balaio, de Rodrigo Oliveira, e a Casa do Saulo, de Saulo Jennings. No Dom Francisco, em Brasília, as versões de açaí e cupuaçu fazem parte da carta fixa. Para produzir, Marcos conta com uma cadeia de fornecedores de açaí do Pará e do Amazonas.
Produção ainda é limitada
De acordo com o Estadão, a Florisa tem seis bebidas no portfólio, entre elas um fermentado que combina açaí e cupuaçu e um licoroso de açaí. Marcos também trabalha com uma infusão feita do caroço torrado do açaí. Os produtos já são distribuídos para Pará, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
Dos primeiros experimentos ao volume anual de garrafas
- 2015Início com cervejaMarcos começou a fermentar em casa
- 2020Experimentos com açaíTestou bebidas fermentadas com a fruta
- 3 milProdução atualGarrafas por ano
- 5 milCapacidade máximaGarrafas por ano
A fabricação continua na garagem da casa do produtor, que mantém o trabalho no SUS. O equipamento doméstico limita o volume de garrafas que ele consegue fazer por ano:
| Produção da Florisa | Garrafas por ano |
|---|---|
| Volume atual | 3 mil |
| Capacidade máxima | 5 mil |
Com informações de Estadão.

