Veículos somam R$ 11,1 milhões e serão distribuídos a municípios do estado após vistoria no Recife.
Ouça esta notícia
Pernambuco receberá nove ambulâncias para substituir veículos da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outras 31 do tipo A, voltadas ao deslocamento de pacientes do SUS. Os veículos foram vistoriados no Recife nesta segunda-feira (21) pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
O investimento de R$ 11,1 milhões integra o programa federal Agora Tem Especialistas — Caminhos da Saúde. As ambulâncias do SAMU serão destinadas a Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Glória do Goitá, Gravatá, Ibirajuba, Igarassu, Itapissuma, Paulista e Pombos.
As unidades do tipo A irão para 29 municípios, incluindo Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe. Altinho e Lagoa Grande receberão duas ambulâncias cada. Esses veículos atendem pacientes sem risco imediato de morte que precisam de suporte em deslocamentos para procedimentos programados ou transferências entre serviços de saúde.
Na agenda no Recife, o secretário também visitou a carreta de saúde oftalmológica do Ministério da Saúde, instalada na Rua da Aurora até 2 de outubro. A estrutura realiza diariamente 120 atendimentos para identificação precoce de problemas oculares e 80 cirurgias de catarata, mas recebe apenas pessoas previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Quem espera exames pela rede pública pode procurar uma Unidade Básica de Saúde para solicitar o encaminhamento.
Mozart Sales encerrou a visita no Hospital da Mulher do Recife. A unidade recebeu na sexta-feira (18) a certificação ONA Prata, no nível Acreditado Pleno, após avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. O reconhecimento indica padrões de qualidade e segurança no atendimento, além de integração na gestão dos processos e na continuidade do cuidado.
Com informações de diariodepernambuco.com.br.

