Unidade do Ministério da Saúde atenderá pacientes pré-agendadas de nove municípios do Extremo Norte da Bahia.
A Carreta de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde inicia os atendimentos de prevenção e investigação de câncer de mama e de alterações no colo do útero em Paulo Afonso, no Extremo Norte da Bahia, neste sábado (26). A unidade está no estacionamento da Policlínica Regional de Saúde, e a diretora do Departamento de Cooperação Técnica, Inovação e Desenvolvimento em Saúde, Aline Costa, visitará as instalações às 9h.
A carreta receberá pacientes encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde de nove cidades da região. Segundo o Ministério da Saúde, a ação busca reduzir o tempo de espera pelos atendimentos especializados em saúde da mulher, conforme a demanda informada pelos municípios.
Exames e consultas ofertados
A unidade móvel oferecerá mamografias e ultrassonografias pélvicas, transvaginais e de mama. Também serão realizados procedimentos como biópsias, punção de mama e pequenas cirurgias.
As pacientes terão consultas com ginecologistas e mastologistas. Os especialistas interpretarão os exames e indicarão os próximos passos do cuidado, de acordo com a necessidade identificada em cada atendimento.
Municípios atendidos
A carreta atenderá pacientes de Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Paulo Afonso. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Dados divulgados para a unidade móvel de saúde da mulher.
- 26 de setembroVisita oficialÀs 9h
- 7h às 17hHorário diárioDe segunda a sexta-feira
- 9MunicípiosNa região de Paulo Afonso
Além das mulheres, homens com nódulo palpável na mama, alteração no mamilo ou aumento do volume mamário poderão ser atendidos pela unidade, conforme informado na divulgação.
Como será o acesso
O serviço será exclusivo para pacientes pré-agendadas e encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde dos municípios atendidos. A carreta ficará na Policlínica Regional de Saúde de Paulo Afonso, na Rodovia BA-210, no bairro Tancredo Neves III.
A visita de Aline Costa está marcada para 26 de setembro, às 9h. A divulgação não informa por quanto tempo a unidade móvel permanecerá na cidade.
Com informações de panoticias.com.br.
Foto de capa: Jefferson Rudy/Agência Senado/Wikimedia Commons (CC BY 2.0)

