Dizem que é dos carecas que elas gostam mais. Porém, muitas vezes os homens se incomodam com isso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade dos homens com até 50 anos de idade sofrem com calvície e apesar disso, o problema pode afetar várias outras pessoas, como mulheres e jovens.
Atualmente, existem várias técnicas modernas que ajudam a reduzir a queda de cabelo e reverter a calvície, afirma o dermatologista e presidente do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar, dr. Gustavo Martins. Inclusive o IBTC inaugurou duas novas unidades, em Itumbiara e em Goiânia.
Elas estão sob o comando da Dra. Claudia Cherin, dermatologista com ênfase em tricologia e transplante capilar que dirige as clínicas “HairMed”, que contam com toda a tecnologia e apoio do IBTC em seus atendimentos.
O que causa a calvície?
A calvície é multifatorial, envolvendo diversas causas, mas, em geral, ela é causada por fatores genéticos e hormonais, que levam ao afinamento e queda dos cabelos.
Outros fatores, como estresse, deficiências nutricionais, uso de medicamentos, envelhecimento e certas doenças autoimunes, também podem contribuir para a perda de cabelo.
Quando a queda de cabelo é considerada patológica?
O couro cabeludo normalmente possui entre 100.000 e 150.000 fios de cabelo, sendo que cerca de 85% estão em fase de crescimento. Assim, é natural que os 15% restantes estejam em fase de queda, o problema é quando essa queda ocorre com muita intensidade.
É importante ficar atento à quantidade de cabelo que cai durante o banho, nos ralos, pentes ou até mesmo no travesseiro, para identificar se a queda está fora do normal.
Quais os tratamentos para a calvície?
Existem muitas estratégias que podem ser usadas para tratar o calvície, podendo usar desde medicamentos, como minoxidil e finasterida, que ajudam a diminuir a queda de cabelo e estimular o crescimento.
Mas também podem ser usadas técnicas, como terapias com laser, que podem fortalecer os fios, e o tratamento com plasma, que usa o próprio sangue para ajudar os cabelos a crescerem mais fortes.
Transplante capilar: Uma alternativa cada vez mais buscada
De acordo com o dermatologista, especialista em transplante capilar, Dr. Gustavo Martins, a melhor técnica de transplante capilar atual é a FUE, que transfere fio por fio e traz melhores resultados.
“A técnica FUE de transplante capilar funciona removendo fios de cabelo um a um de áreas onde o cabelo é mais resistente, como a parte de trás da cabeça, eles são, então, colocados nas regiões onde há calvície”.
“O procedimento é pouco invasivo, não deixa cicatrizes grandes e a recuperação é rápida. A FUE é bastante procurada porque os resultados ficam bem naturais, já que os fios transplantados crescem como o restante do cabelo”, explica Dr. Gustavo Martins.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAELLA FLORENCIO FERREIRA
rafaellaferreira22@hotmail.com