Os olhos são uma região sensível do corpo que merece alguns cuidados específicos. A saúde deles está inteiramente ligada à capacidade visual de cada indivíduo, e, muitas vezes, um pequeno desconforto pode acabar se tornando algo mais sério sem o devido cuidado.
Especialmente durante o verão, algumas irritações causadas por alergias a pólen e outras substâncias facilmente encontradas no ambiente se tornam ainda mais presentes, podendo atrapalhar a diversão das férias. Por isso, confira a seguir algumas dicas práticas para evitar irritações nos olhos.
Lave bem as mãos
As mãos são portas de entrada para vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças e infecções. Especialmente no caso de crianças, levar a mão suja à boca ou aos olhos pode resultar em alergias e incômodos indesejados.
Por isso, a orientação de manter as mãos sempre limpas é muito importante durante todo o ano. Caso não seja possível lavar as mãos para coçar os olhos, é possível optar pelo álcool gel como uma solução rápida.
Mantenha cílios e pálpebras sempre limpos
Os cílios são grandes responsáveis pela proteção dos olhos. Ainda que pouco comum, o hábito de higienização dos cílios e pálpebras é muito importante para a garantia da saúde ocular, evitando o acúmulo de bactérias nessa região.
Especialmente para quem tem o costume de aplicar maquiagem nos olhos, esse cuidado deve ser redobrado. Além das substâncias químicas presentes nos produtos de maquiagem que podem causar alergias, o acúmulo de substâncias pode obstruir as glândulas palpebrais, causando infecções e irritações na região.
Evite o compartilhamento de itens pessoais
Essa dica é aplicável também para evitar diversos outros tipos de infecções transmissíveis, como gripe, virose e doenças bacterianas. Na região dos olhos, é extremamente contraindicado o compartilhamento de objetos como colirios e óculos de sol, que, em caso de conjuntivite e outras infecções, podem conter agentes transmissores.
Consulte regularmente o oftalmologista
Ainda com a realização de cuidados diários, as consultas regulares aos profissionais especializados em óptica e optometria são essenciais para a manutenção da saúde ocular em longo prazo. Em casos de infecções e irritações dos olhos, a visita se torna ainda mais importante para o diagnóstico e a identificação da causa, a partir de exames clínicos e de imagem, e para a realização do tratamento correto.
É importante ressaltar que o uso de colírios e medicamentos sem prescrição médica é altamente contraindicado e pode acabar por piorar casos inicialmente simples.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br