A Sami, healthtech dedicada à atenção primária à saúde, acaba de firmar uma parceria estratégica com a Telavita, clínica digital especializada em psicologia e psiquiatria, para disponibilizar consultas psiquiátricas online a seus beneficiários. A iniciativa busca ampliar o cuidado em saúde mental, oferecendo uma solução digital acessível, eficiente e de alta qualidade.
A parceria permitirá que os beneficiários de qualquer plano da Sami agendem teleconsultas com psiquiatras através da plataforma da Telavita, que é reconhecida por sua abordagem com conteúdo psicoeducacionais, oferecendo suporte integral e contínuo. Essa colaboração visa tornar o atendimento psiquiátrico mais acessível e reduzir barreiras de deslocamento e custos para os pacientes.
“Com essa parceria, a Sami reafirma seu compromisso em oferecer um cuidado integral aos seus beneficiários, priorizando a saúde mental e o bem-estar emocional. A Telavita, por sua vez, traz sua expertise no cuidado psicológico e psiquiátrico, consolidando essa união como uma solução completa para a saúde mental, acessível e de alta qualidade”, destaca Lucas Arthur, co-fundador da Telavita. Os programas de cuidado emocional e psicológico da healthtech são estruturados para acompanhar o paciente desde o mapeamento de suas condições de saúde mental até a análise dos desfechos clínicos e da qualidade de vida.
“Seguindo essas diretrizes, alcançamos uma taxa de melhoria clínica de 87% ao final do tratamento. Além disso, o tratamento psicológico associado à psiquiatria, que corresponde a 24% dos pacientes, traz ainda mais benefícios – 25% desses pacientes apresentaram redução dos sintomas em um tempo médio de nove meses. As hipóteses diagnósticas mais prevalentes entre esses pacientes são ansiedade e depressão, representando 35% dos casos”, conclui o executivo.
Telemedicina: uma solução moderna e eficaz
A telemedicina, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, tornou-se uma ferramenta essencial na promoção da saúde no Brasil, principalmente no cuidado psiquiátrico. Essa modalidade de atendimento oferece vantagens como a redução do custo das consultas, a facilidade de acesso a especialistas e a conveniência de ser realizada no conforto do lar. Quando conduzida por profissionais altamente capacitados, como os que fazem parte da equipe da Telavita, a telemedicina se apresenta como uma alternativa segura e eficaz para evitar o autodiagnóstico e a automedicação, práticas que podem comprometer seriamente a saúde mental e física dos pacientes.
Para o Dr. Alexandre Calandrini, Médico de Família na Sami Saúde, esse é um dos caminhos para garantir maior qualidade e bem-estar para a população, descentralizando sistemas e permitindo que mais pessoas tenham acesso aos atendimentos necessários. “Partimos de um conceito de Atenção Primária à Saúde e por isso valorizamos o cuidado integral do paciente. Quando se trata de problemas mentais, é nítido perceber o quanto isso impacta na saúde física de cada paciente, desencadeando situações mais graves e severas ao longo dos anos. Por isso, a saúde mental entra como um grande pilar de prevenção em saúde, e pode sim ser tratada e amenizada via telemedicina nos dias atuais”, finaliza o especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Louise Barbosa Favaro
louisebfavaro@gmail.com