Fernanda Britto, influenciadora digital de 64 anos reconhecida por seus vídeos sobre etiqueta, faleceu na manhã desta quarta-feira (18/12) após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) no dia 22 de novembro. Ela foi transferida para o Rio de Janeiro em 4 de dezembro, onde chegou muito debilitada e permaneceu internada com um quadro neurológico extremamente grave. A família informou que a cerimônia de cremação será reservada a parentes e amigos próximos.
O que é um AVC?
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica grave que pode se manifestar de duas formas, explica o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares. A primeira forma, o AVC isquêmico, ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, privando as células cerebrais de oxigênio e nutrientes. Já o AVC hemorrágico acontece quando um vaso sanguíneo se rompe, provocando sangramento no cérebro. “O AVC hemorrágico tende a ser mais grave devido ao impacto do sangue nos tecidos cerebrais e ao risco de hipertensão intracraniana, o que exige intervenção urgente para evitar o risco de morte”, destaca o médico.
Espíndola alerta para os sintomas do AVC, que nem sempre são fáceis de perceber: formigamento em um lado do corpo, perda de força, dificuldade para levantar os braços ou sorrir, alterações na visão, náuseas, vômitos e fala embolada.
Para facilitar o reconhecimento dos sinais, ele sugere a técnica SAMU (Sorrir, Abraçar, Mensagem e Urgência): caso uma pessoa apresente dificuldade para sorrir, levantar os braços ou falar claramente, é essencial buscar atendimento médico imediatamente, ligando para o 192.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
redacao@prezzcomunicacao.com.br