Atualmente com 58 anos, Heitor Werneck, produtor artístico de um dos maiores eventos do mundo, a Parada LGBT de São Paulo, teve um diagnóstico tardio de espectro autista suporte nível 2, mas nem por isso se entregou.
Pelo contrário: ser autista trouxe para ele a clareza de muitas coisas e agora ele quer compartilhar suas experiências de superação e ajudar outros autistas LGBT a seguir seu exemplo e lutar pela inserção no mercado de trabalho.
Por isso, entre outras atividades em que se engaja ao longo do ano, Heitor Werneck decidiu comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo participando de uma roda de conversa sobre o tema promovido pela Parada LGBT de São Paulo com o objetivo de esclarecer, conscientizar e orientar pessoas LGBT autistas sobre como se posicionar na vida e principalmente no mercado de trabalho.
O evento será realizado no próximo dia 02, às 19h, na Rua Barão de Itapetininga, 255, 9o andar, conj 905 República, em São Paulo, mas também será transmitido online pelas redes sociais da Parada LGBT de São Paulo (Facebook e Instagram @paradasp)
“Temos ainda um longo caminho a trilhar sobre a conscientização do autismo. Um exemplo são as poucas pesquisas e protocolos de saúde específicos para pessoas autistas adultas. Isso ainda fica mais desafiador, quando falamos de pessoas adultas autistas LGBT. Quanto mais falarmos sobre o autismo, maior visibilidade e importância teremos”, explica Heitor que começará a gravar depoimentos de autistas LGBT para um documentário já nessa roda de conversa.
Nesse mesmo dia, Heitor Werneck foi convidado pela Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, para participar da inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo “Dra. Marina Magro Beringhs Martinez. O evento será realizado às 10h, em Santana.
Às 15h, também no dia 02 de abril, Heitor Werneck estará presente na inauguração da Sala Sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes da Estação Santa Cruz. O espaço oferecerá conforto visual e acústico, a fim de acomodar pessoas em crises sensoriais e reduzir os estímulos externos.
SERVIÇO:
Roda de Conversa roda de conversa sobre espectro autista
Data: 02 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Rua Barão de Itapetininga, 255, 9o andar, conj 905 República, em São Paulo
Transmissão on line: Facebook e Instagram @paradasp
Gratuito
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANNA SANTOS GOMES
jscomunicacaoerp@gmail.com