Em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, a equipe do projeto Cuidar e Mover do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, realizou a ação “Janeiro Branco – Que emoção ou sentimento você seria?”. A atividade reuniu 14 pacientes internados na clínica médica e cirúrgica, proporcionando um momento de interação e descontração, onde eles puderam expor seus sentimentos.
O projeto Cuidar e Mover tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar dos pacientes internados, proporcionando momentos de interação e lazer fora do ambiente do leito. Essas experiências contribuem para a saúde física e mental dos pacientes durante o período da internação, facilitando uma recuperação mais rápida e saudável.
A psicóloga da unidade e integrante do projeto, Fernanda Lima, explica a proposta da atividade. “A ação foi voltada para que os pacientes pudessem expor um pouco do que estavam sentindo naquele momento. Eles perceberam que algumas emoções se assemelham entre eles. Foi um momento de troca genuína de ideias e experiências, lembrando que a essência do Janeiro Branco é justamente essa: não há saúde sem saúde mental”.
Dinâmica e Integração
Durante a ação, os pacientes foram convidados a expressar suas emoções de forma lúdica. Cada paciente escolheu uma plaquinha com um sentimento e compartilhou o motivo de estar vivenciando aquela emoção no momento. Medo, ansiedade e alegria pelas conquistas na recuperação foram alguns dos sentimentos mais mencionados, evidenciando as diferentes experiências vividas durante a internação.
Para Sandra Andrade, paciente internada na unidade, o momento foi muito bom para o grupo. “Todos sentimos angústia, ansiedade, vontade de ir embora, mas, como a psicóloga disse, não estamos sozinhos aqui. O momento de estar no hospital não é só tristeza, mas também alegria, pois estamos sendo muito bem cuidados. Observo o tempo todo o amor com que cada enfermeira e médico ajudam os pacientes, colaboraram e tentam apoiar ao máximo, não só fisicamente, mas também emocionalmente”.
Para tornar o momento ainda mais dinâmico, uma brincadeira de forca desafiou os pacientes a adivinhar nomes de emoções a partir de dicas, proporcionando diversão e fortalecendo os vínculos entre os participantes. A ação reforça o compromisso do Hetrin em promover um cuidado integral aos pacientes, valorizando não apenas a recuperação física, mas também o bem-estar emocional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
daniel.santos@ecco.inf.br