O aumento das temperaturas e a possibilidade de uma onda de calor que pode permanecer por até dez dias em parte dos municípios do estado de São Paulo alertam para a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde. A enfermeira Larissa Paula Candido da Silva, Coordenadora de Saúde e Responsável Técnica da Escola Grau Técnico, explica que a desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias são alguns dos riscos provocados pelo calor intenso.
“Em situações de calor extremo, é muito comum relatos de pessoas que sentem mal-estar. O suor é um dos principais mecanismos para eliminar o calor, porém, em excesso, pode causar desidratação, sobrecarregar o coração e gerar várias complicações. Embora o sistema de termorregulação do corpo continue ativo, ele não consegue eliminar o calor com a rapidez necessária”, explica a enfermeira.
O predomínio das temperaturas altas exige cuidados redobrados com a saúde, especialmente com as crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, entre outros.
Para amenizar o desconforto do calor excessivo e proteger a saúde, a enfermeira Larissa tem algumas dicas.
Hidratação – a hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do corpo. Beba muita água, mesmo quando não estiver sentindo sede. Evite bebidas alcoólicas (em excesso pode provocar desidratação). O consumo de suco de frutas, sem muito açúcar, também é importante para hidratar o corpo.
Alimentação – evite comida pesada e gordurosa. Elas dificultam a digestão e aumentam o desconforto térmico. Dê preferência por refeições leves, saladas, legumes e grãos integrais.
Proteção Solar – use protetor solar para proteger o corpo dos raios solares.
Use roupas leves – prefira roupas de tecidos claros, leves e de algodão. Chapéus, bonés e óculos de sol também são essenciais para reforçar os cuidados.
Evite exposição direta ao sol: evite se expor ao sol, especialmente entre 10h e 16h. Em ambientes internos, use ventiladores, ar-condicionado (com moderação) e mantenha janelas abertas para circulação de ar.
Banhos frios: ajudam a regular a temperatura corporal.
Larissa Paula afirma que é preciso ficar atento aos sinais de alerta. “Tontura, dor de cabeça, sede excessiva, boca seca e urina escura são sintomas de uma possível desidratação. Em situações como estas, procure ajuda médica”, orienta.
Com o alerta da alta nas temperaturas na região, os professores e as equipes das turmas do curso Técnico em Enfermagem reforçaram as orientações aos alunos e profissionais da Escola Grau Técnico Sumaré.
Sobre o Grau Técnico
Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes na semana. Atualmente o grupo conta com mais de 200 mil alunos, em 130 unidades presentes em todo país. Em Sumaré, a unidade oferece os cursos de Enfermagem, Radiologia, Farmácia, Administração e Eletrotécnica.
Sobre o Grau Profissionalizante
Fundada em 2015 e anteriormente conhecida como Nível A, a franquia Grau Profissionalizante é reconhecida como “A escola da sua profissão”. Com diversas unidades em todo o Brasil, oferece mais de 60 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, incluindo áreas como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e motos, e refrigeração, entre outros. Para mais informações, acessem https://www.graup.com.br/unidades.
Mais informações nos sites www.grautecnico.com.br e www.graup.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IVONE MOREIRA DA SILVA
ivone.moreira@impauta.com.br