Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue e o Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), entidade representante legítima dos assuntos referentes ao PVC, reforça sua parceria com a Fundação Pró-Sangue no incentivo à doação.
Os dados dos órgãos de saúde mostram que, a cada doação, quatro vidas podem ser salvas. Mesmo assim, os bancos de sangue e hemocentros vivenciam constantes baixas em seus estoques.
Com esse cenário, a parceria do IBPVC com a Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e que acaba de completar 40 anos, tem o objetivo de ampliar o diálogo com a população, mostrando a importância da doação de sangue, reforçando a total segurança no processo da doação, desde os cuidados com a higiene no procedimento, até os cuidados com o próprio sangue, garantindo a saúde da população e salvando vidas.
“O PVC é o principal plástico da área médica e está presente em diversas aplicações, desde a arquitetura das instituições médicas até as bolsas de sangue e soro. E nós, os representantes dessa cadaia produtiva, entendemos que a nossa participação nesse tipo de ação, além de informativa, presta um serviço importante à população”, afirma Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.
A Fundação Pró-Sangue sugere ao doador verificar endereço e os requisitos, além de realizar o agendamento da doação, no site www.prosangue.sp.gov.br
O PVC na área médica
Por sua versatilidade e benefícios, o PVC é encontrado em praticamente todos os segmentos da economia, desde o saneamento básico, infraestrutura, até o setor automotivo, de brinquedos, moda, arquitetura e construção e, também na área médica.
O uso do PVC na área médica não é uma novidade e a quantidade de aplicações só cresce a partir de novos desenvolvimentos dessa cadeia produtiva. Mais de 35% dos equipamentos plásticos utilizados na área médica são de PVC. Isso se dá pelas características do material, como a versatilidade, que permite que o PVC se adapte às exigências específicas do uso a que se destina (transparência, flexibilidade, rigidez, resistência etc).
A confiabilidade também é importante e se reflete, por exemplo, quando encontramos o produto sendo usado em aplicações sensíveis: na proteção de medicamentos contra umidade, odores e oxidação, ou na embalagem de soro fisiológico e de sangue com segurança para armazenagem e transporte. Órgãos de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Administração Federal de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA), a Farmacopeia Europeia, entre outros, aprovam o uso do PVC para tais finalidades. A segurança é outra característica importante. A alta transparência do produto permite saber com precisão o que se passa dentro de um sistema, como a formação de bolhas de ar, entupimentos ou incrustações. Por ser inerte, também é um dos materiais que apresenta maior resistência aos métodos de esterilização.
Isso sem falar na praticidade. Proporcionar o conforto nas aplicações é muito importante, tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes. Em casos de atendimentos de emergência fora dos hospitais, as características de fácil empilhamento, estocagem e movimentação dos artigos médicos à base de PVC, viabilizam os trabalhos nas unidades móveis. E, para os pacientes, propicia maior mobilidade.
Com tudo isso, hoje os produtos de PVC são encontrados entre os equipamentos de atendimento, tais como bolsas de sangue e soro, máscaras de oxigênio, cateteres e tubos de oxigênio, bolsas de diálise, bolsa de infusão intravenosa etc; entre os equipamentos médicos, como aventais, luvas cirúrgicas, botas, equipamentos estruturais, como protetores de travesseiros e de colchões, cortinas de isolamento e até mesmo nos balões de isolamento; assim como na arquitetura hospitalar, como em salas limpas: pisos sem emendas para evitar contaminação, perfis (chamados de bate-macas), revestimentos de parede, entre outros.
Por fim, além de facilitar o trabalho dos profissionais da saúde e melhorar a vida dos pacientes, o PVC é um produto 100% reciclável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais. Artigos médicos hospitalares de PVC pós-consumo, observadas algumas restrições como contato com certos medicamentos e sangue, podem facilmente ser reciclados e usados na fabricação de outros produtos, desde que devidamente coletados.
Para saber mais sobre a campanha de apoio à doação de sangue do Instituto Brasileiro do PVC, acompanhe a entidade nas redes sociais e no site: www.pvc.org.br
Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
robertaprovatti@hotmail.com