Considerado fundamental para a viabilidade de uma instituição de saúde, o ciclo de receita (RCM) é um dos principais dados analisados pela alta gestão. Afinal, é por meio dele que todo o histórico financeiro do paciente é visualizado – incluindo procedimentos realizados, medicamentos utilizados, e necessidade ou não de internação. No entanto, essa análise e encaminhamento de custos, quando feitos manualmente e com o uso de papel, podem levar a erros que, consequentemente, geram prejuízos ao hospital.
A resposta para a redução/eliminação de perdas financeiras está na adoção de tecnologias que apoiem na gestão do departamento. “Com a utilização de tecnologias paperless, por exemplo, o processo de envio de documentos para operadoras de planos de saúde – que posteriormente reembolsarão o hospital – torna-se mais seguro, ágil, econômico e sem glosas por falta de guias”, relata André Almeida, gerente comercial da da Green Paperless, empresa que tem a missão de impulsionar a transformação digital nas instituições de saúde através da redução do uso de papel.
Além do ciclo de receita, outro fator que costuma ser avaliado pelo setor financeiro de hospitais é o retorno sobre o investimento. Conhecido como ROI, a métrica avalia se o valor pago por uma tecnologia, por exemplo, proporciona mais economia do que custo ao investidor.
“Quando falamos em levar soluções paperless para esses ambientes, as vantagens surgem quase que imediatamente. Afinal, o orçamento destinado à aquisição do papel pode ser direcionado para melhorias de estrutura, contratação de mais profissionais, entre outros. Além disso, o espaço antes ocupado por arquivos físicos do setor financeiro pode ser convertido em novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto e agilidade para os pacientes”, sinaliza Almeida.
Assim, além de prover mais eficiência e sustentabilidade para instituições de saúde, a tecnologia paperless com foco em remessa digital de pagamentos é uma alternativa viável para a promoção do equilíbrio entre o ciclo de receita e o ROI de hospitais e clínicas. Afinal, por meio dela, será possível evoluir não só na estrutura do setor financeiro, mas, também, nas tratativas realizadas para com o paciente que, ao buscar um hospital, visa qualidade e agilidade antes, durante e após o atendimento hospitalar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA MARIA HENRIQUE REGIS
juliana.regis@mv.com.br