O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito trabalhista que acumula depósitos mensais feitos pelo empregador em uma conta vinculada ao nome do trabalhador. Todos os empregados com carteira assinada têm direito ao FGTS.
No entanto, existem alguns casos onde médicos que trabalham apenas por contratos também podem ter direito a receber o benefício.
Quem tem direito à restituição do FGTS?
Apesar do FGTS ser exclusivo de profissionais que trabalham com carteira assinada ou via concurso público, existem exceções.
Por exemplo, é muito comum que médicos sejam contratados por tempo determinado para atender necessidades temporárias e não através de concurso público. Geralmente, esses contratos são renovados anualmente, e é daí que surge o direito ao FGTS.
Quanto posso receber?
De acordo com o advogado e CEO da GRS – Defesa Médica, empresa do ramo Médico-Sanitário, Dr. Samir Coelho, o processo legal é simples e gera restituições de acordo com o tempo de trabalho do médico.
“Esse processo é feito na justiça comum, normalmente não é necessário audiência ou testemunhas, e o prazo para reclamar o FGTS é de 5 anos”.
“O valor total da restituição varia de acordo com o tempo de trabalho do médico para a administração pública, por exemplo, um médico que trabalhou para um município por 5 anos pode ter direito a uma restituição de até 50 mil reais”, explica Dr. Samir Coelho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANO DE ABREU RODRIGUES
erre.mfpg@gmail.com