Uma das queixas mais recorrentes em consultórios médicos de ortopedistas são as dores nos ombros e a dificuldade que elas geram ao realizar movimentos básicos da rotina do paciente. Uma das explicações para isso é o fato de essa articulação ser a de maior mobilidade do corpo humano, capaz de realizar um movimento de aproximadamente 360 graus de rotação, o que a torna mais propensa a sofrer lesões, seja em atividades esportivas ou laborais.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, somente em 2022, quase 15 mil brasileiros precisaram ser afastados do trabalho por conta de lesões na região do ombro. Para o médico ortopedista e traumatologista do esporte Dr. Bruno Canizares, a incidência revela uma necessidade de prevenção cada vez mais precoce.
“Devido à dependência tecnológica que vivemos atualmente, tanto na vida pessoal como na vida profissional e até estudantil, dores inflamatórias decorrentes de movimentos repetitivos, como tendinite e bursite, por exemplo, podem afetar pacientes em diferentes idades. Já em atividades esportivas, a falta de aquecimento e fortalecimento muscular pode provocar luxações (deslocamentos) e fraturas até em crianças. Por isso, há a necessidade de saber exatamente como prevenir lesões”, explicou.
Para quem vai iniciar uma nova atividade física, a dica é não esquecer do aquecimento antes de começar qualquer tipo de treino e sempre respeitar os limites do corpo: não exagerando nos pesos, dando tempo de descanso suficiente para o organismo se recuperar entre um treino e outro, realizando os exercícios com a supervisão de um profissional e nunca começar a prática sem uma avaliação médica prévia.
Já para evitar lesões causadas pelo desgaste natural da articulação do ombro, a prevenção é fortalecer toda a estrutura muscular que sustenta a região.
“Sem músculos saudáveis e fortes, é quase impossível para o paciente garantir que ficará livre de consequências como a osteoartrite, por exemplo, que é causada pelo envelhecimento gradual da cartilagem da articulação. Por isso, sempre recomendo a prática de atividades voltadas para ganho e fortalecimento muscular, além de uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais como forma de prevenção.”
E quando o assunto for evitar lesões causadas por movimentos repetitivos, além do fortalecimento muscular, é preciso planejar a rotina e o ambiente de trabalho. Segundo o Dr. Bruno, as principais orientações são: fazer alongamentos antes de iniciar o trabalho; reservar intervalos tanto para alongar como para descansar ao longo do dia; manter uma boa postura durante a atividade laboral; se for uma atividade que precise estar sentado, é necessário ter cadeira e equipamentos ergonômicos; e evitar o sobrepeso, fator agravante de lesões.
Seguir todas as recomendações médicas pode garantir uma melhora significativa na qualidade de vida e bem-estar, tanto no trabalho, nas atividades físicas, como durante o processo de envelhecimento, proporcionando mais mobilidade e saúde, sem dores e intercorrências.
Sobre o Dr. Bruno Canizares:
Ortopedista e traumatologista do esporte, com vasta experiência clínica no tratamento das condições ortopédicas que afetam ombro, cotovelo e joelho. Com profundo envolvimento no meio esportivo, adquiriu uma compreensão aprofundada das lesões relacionadas à atividade física e das necessidades dos atletas.
Instagram: @drbrunocanizares – Youtube: Dr.BrunoCanizares
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA MARIA DE DEUS LIMA
patricia@agacomunicacao.com.br