São Paulo, 27 de setembro de 2024 – Nesta quinta-feira (26), o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, foi o grande vencedor do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica 2024, na categoria Medicina Social, em reconhecimento ao Programa Sinais de Atenção na Primeira Infância. Este prêmio visa reconhecer projetos e profissionais que impactam positivamente a saúde dos brasileiros nas áreas científica, clínica e assistencial.
O Programa Sinais de Atenção na Primeira Infância foi criado para facilitar o diagnóstico precoce do Autismo e da Deficiência Intelectual em crianças de 0 a 3 anos. A iniciativa capacita profissionais da educação para que, por meio de práticas pedagógicas, possam identificar sinais de Autismo e Deficiência Intelectual, promovendo o desenvolvimento saudável e o bem-estar das crianças. Além disso, o programa orienta os professores a instruírem as famílias sobre como buscar o diagnóstico precoce nos Serviços de Referência em Saúde.
“Iniciativas como o Programa Sinais de Atenção na Primeira Infância são fundamentais para garantir que as crianças recebam o suporte necessário desde os primeiros anos de vida. Com a capacitação de 14 mil profissionais, esperamos beneficiar indiretamente cerca de 270 mil crianças e suas famílias”, afirma Samanta Mazaroto Volpe, coordenadora do Programa no IJC. “Esse prêmio é um reconhecimento do nosso esforço coletivo em promover a inclusão e a saúde das Pessoas com Deficiência.”
Iniciado em agosto de 2024, o programa já conta com aproximadamente 1800 educadores inscritos, e o IJC continua a receber novas adesões, reforçando seu compromisso com a formação de profissionais qualificados na identificação precoce dessas condições. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram escolhidas para a implementação inicial do programa devido à sua vulnerabilidade social e à concentração de crianças e pedagogos nessas áreas.
Edward Yang, Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (IJC) e o Conselheiro, Sr. Eduardo Gabriel, que também é o Coordenador do Comitê Científico e de Inovação do IJC, representou o IJC, em 26 de setembro, em Brasília, para receber o prêmio. Para mais informações sobre o prêmio, acesse o site.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, premiado como o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
sarah.abrao@cdicom.com.br