O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, realizou o treinamento “Empoderamento e Excelência: Valorizando o trabalho da hotelaria com autoestima e motivação”, voltado para a equipe de auxiliares de serviços gerais e supervisores. A capacitação abordou temas essenciais para a rotina hospitalar, como a importância da comunicação no ambiente de trabalho, organização dos espaços e equipamentos, além de boas práticas para proporcionar mais conforto aos pacientes.
Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de interagir por meio de um jogo lúdico, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho em equipe. Além disso, foram demonstradas técnicas de dobraduras de toalhas, destacando formas simples de tornar o ambiente mais acolhedor.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hetrin, Laiany Miranda, a capacitação é fundamental para que a equipe compreenda seu papel essencial na segurança dos pacientes. “A importância desse treinamento está em trazer a equipe de organização para a responsabilidade enquanto controladores de infecção. Eles desempenham um papel primordial na perpetuação das medidas adotadas pelo controle de infecção. Por isso, precisamos engajá-los, envolvê-los e mostrar que suas ações diárias impactam diretamente na segurança do paciente”, destacou.
Ela reforça ainda que não se trata apenas de limpeza, mas de cuidado e segurança. “Quando os profissionais estão engajados nas medidas de controle de infecção, conseguimos melhores resultados nas limpezas terminais e nos cuidados diários com utensílios utilizados pelos pacientes. Cada esforço conta e a soma dessas ações garante um ambiente mais seguro para todos”, concluiu.
Compromisso com a qualidade
Um dos colaboradores que participou da capacitação destacou a relevância do treinamento para seu desenvolvimento profissional. “Gostei de interagir com meus colegas de trabalho; o treinamento foi ótimo. Ajudou a nos conhecer melhor e trouxe muito conhecimento, que já está sendo aplicado no nosso dia a dia”, contou a auxiliar de serviços gerais, Maria das Graças Conceição.
O treinamento foi conduzido por Dyonatha Rodrigues, pós-graduado em gestão de serviços de hospitalidade e especialista em esculturas de toalhas. Segundo ele, a valorização dos profissionais que atuam na hotelaria hospitalar reflete diretamente na qualidade do atendimento e na experiência dos pacientes.
O Hetrin segue investindo na capacitação de suas equipes para garantir um ambiente seguro, organizado e acolhedor para todos os que passam pela unidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
daniel.santos@ecco.inf.br