Grupo Tommasi é pioneiro no Espírito Santo com tecnologia de patologia digital da Roche Diagnóstica
Inovação transforma o diagnóstico de câncer com maior segurança, confiança e agilidade, aumentando em seis vezes a capacidade de produção
Grupo Tommasi, formado pelos laboratórios Tommasi, Labortel, Centrolab, Diagnosi, Pat, São Marcos e Morales, além da CVP Vacinas e Virchow Cito e Histopatologia, torna-se o primeiro do Espírito Santo a implementar a tecnologia de ponta de patologia digital da Roche Diagnóstica. Essa inovação , que chegou recentemente ao Brasil, escaneia amostras de tecidos em lâminas, permitindo que patologistas, em qualquer lugar fisicamente, interpretem características anatomopatológicas com precisão e elaborem laudos especializados.
Para auxiliar os médicos patologistas, esta tecnologia utiliza algoritmos de inteligência artificial para oferecer diagnósticos mais ágeis e precisos. Além disso, o grupo incorporou exames de imuno-histoquímica, essenciais para determinar o perfil biológico de tumores de mama e pulmão. Isso permite tratamentos mais personalizados e assertivos, aumentando a eficácia terapêutica.
Com essas aquisições do portfólio VENTANA da Roche Diagnóstica, a capacidade de produção de exames de anatomia patológica do grupo Tommasi sextuplicou, permitindo o processamento de até 300 amostras em apenas duas horas – atualmente, esses exames são responsáveis por 8% do total de testes realizados pelo Grupo e com a meta de atingir 15% em 2025. Essa área é crucial para o diagnóstico, tratamento e prognóstico de câncer.
“A chegada dessa tecnologia de ponta ao Espírito Santo oferece mais segurança e qualidade no diagnóstico, eliminando riscos associados ao transporte de amostras e beneficiando médicos, pacientes e o ecossistema de saúde como um todo”, destaca Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.
Inovação e compromisso com a saúde
Desde 1962, o Grupo Tommasi tem se dedicado ao bem-estar e à saúde da população do Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Nossa missão sempre foi inovar com responsabilidade e integridade, priorizando a saúde humana. Agora, damos um passo à frente com essa tecnologia, elevando a qualidade e a confiança nos diagnósticos de anatomia patológica”, comemora Bruno Tommasi, CEO do grupo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSIE ELLEN COSTA NEVES
jessie.costa@inpresspni.com.br