A 6ª edição da pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital, realizada pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de consultas no Brasil, revelou que Goiânia ficou na 10ª posição em número de consultas online no país. As três primeiras foram, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente. As mulheres continuam liderando o uso de plataformas digitais para agendar atendimentos de saúde, mas também tem crescido o número de homens que utilizam o serviço: de 24% (2018) para 37% (2024). Nesse contexto, as cinco especialidades mais buscadas são Ginecologia e Obstetrícia (12%), Psiquiatria (9%), Dermatologia (8%), Ortopedia (7%) e Psicologia (7%).
O relatório, feito a partir dos dados gerados pelos mais de 20 milhões de usuários únicos/mês em 2024, busca traçar um panorama sobre as preferências e expectativas dos pacientes brasileiros em relação aos serviços de saúde. A pesquisa também confirma que o acesso às plataformas pelo desktop vem diminuindo, enquanto via tablet vem aumentando e o celular reina absoluto: 84%. As especialidades de saúde mental, Psiquiatria e Psicologia, representaram 82% dos agendamentos de teleconsulta em 2024 na Doctoralia versus 79% no ano anterior.
O estudo apresenta insights interessantes sobre o comportamento dos pacientes: 13% preferem agendar consultas médicas aos finais de semana e 33% dos agendamentos são realizados fora do horário comercial, antes das 9h e depois das 18h. Isso demonstra uma demanda crescente por profissionais que tenham agenda online disponível para que os pacientes possam fazer o agendamento em horas alternativas em qualquer dia da semana.
Já com relação ao mês, janeiro costuma ser o mais procurado para consultas médicas, enquanto dezembro é o com menos agendamentos: 236 mil em 2024 frente a 164 mil em 2023. O relatório aponta também as cidades com maior concentração de usuários: São Paulo (37,3%), Rio de Janeiro (17,8%), Belo Horizonte (7,8%), Curitiba (7,5%) e Brasília (6,1%) são as cinco primeiras.
Para José Maurício Orsolini, COO da Doctoralia, o estudo traz dados valiosos para ajudar profissionais da saúde a criar serviços alinhados às necessidades dos pacientes. “Espero que essas informações sejam úteis para aprimorar o atendimento e tornar a experiência em saúde mais eficiente e humanizada. Afinal, compreender as preferências do paciente é um grande diferencial para melhorar sua experiência, fortalecer a fidelização, reduzir conflitos e destacar o profissional no mercado”, completa.
Em 2024, a Doctoralia contabilizou mais de 255 milhões de visitantes em seu site e mais de 9,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Além disso, a healthtech disponibiliza mais de 970 mil respostas no Pergunte ao Especialista, serviço em que os pacientes podem tirar suas dúvidas com profissionais, tendo acesso a uma fonte de informação segura e gratuita sobre saúde na internet.
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TATIANE MARTINS SILVA
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