A preocupação com a saúde pode ser um dos principais fatores que levaram o brasileiro a focar os exercícios físicos.
A prática regular de atividades físicas é recomendada pelos médicos e pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma forma de manter a saúde em dia. Independentemente da idade, é importante contar com algum exercício e ter em mente que o foco vai muito além do emagrecimento.
Nos últimos anos, foi observado um aumento na frequência de treinos, o que pode ser explicado pela pandemia. Os hábitos tiveram que ser mudados, principalmente por quem praticava esportes em grupo ou ia à academia. Ainda assim, foram encontradas soluções que atenderam a diferentes públicos.
Frequência semanal de treinos
Além de aumentar a frequência, é preciso escolher as roupas e os calçados certos para isso, como o tênis de futebol, caso sua atividade física seja o futebol com os amigos. Afinal, é uma forma de se sentir bem e prevenir as lesões.
Apesar do aumento, uma pesquisa realizada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) mostra que 52% dos brasileiros não se exercitam ou o fazem raramente. Tanto que o aumento da frequência de treinos aconteceu dentre os que já tinham hábitos saudáveis.
22% das pessoas que praticam atividades físicas fazem isso diariamente, 13% ficam na média de 3 vezes na semana e 8% em pelo menos duas vezes na semana.
Ainda assim, é possível afirmar que mais pessoas estão se interessando pela rotina saudável. Em 2020, ano do início da pandemia, o número de praticantes de atividades físicas era de aproximadamente 37%. Agora, já são 48% da população brasileira que está se exercitando ao menos duas vezes na semana.
Mulheres foram quem mais aumentaram a frequência
As mulheres foram quem mais passaram a se dedicar aos treinos. Em 2009, apenas 22% delas se exercitavam e, em 2021, esse número cresceu para 31%. Essa mudança provavelmente se deve por se sentirem mais acolhidas nos locais e terem encontrado esportes ou práticas com os quais se identificam.
Hoje há treinos específicos para mulheres que buscam apenas melhorar a saúde e perder peso, sem contar a possibilidade de trabalhar com uma personal trainer. A presença de outras atividades físicas, como a natação, o pilates e a ioga também chamou a atenção do público feminino.
Tempo ideal de exercícios semanais
A OMS afirma que, ao se exercitar, você previne doenças crônicas e ainda ajuda no controle de problemas cardíacos, diabetes e depressão.
Também indica que os adultos se exercitem semanalmente, fazendo em média de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa.
Esse valor pode ser dividido de várias formas. Quem opta por atividades moderadas, por exemplo, pode fazer no mínimo 3 dias com 50 minutos de exercícios. Ou dois dias com 75 minutos de prática.
Se o exercício é mais intenso, vale dividir em dois dias com aproximadamente 40 minutos de prática ou se aventurar em um dia com 75 minutos. Uma prática moderada te permite conversar enquanto se exercita, como a caminhada ou uma aula de dança, já o exercício intenso exige bastante da sua respiração.
Como começar a treinar
Para quem torce o nariz ao ouvir falar em exercícios físicos, o maior desafio está em como começar. O ideal é encontrar uma atividade que chame sua atenção e te dê prazer, não algo que faça apenas por obrigação.
Opções não faltam, e você pode testá-las até se identificar com algo. Quem não é fã de academia, por exemplo, talvez se identifique com ioga, pilates ou caminhada individual e em grupo.
Também existem os esportes aquáticos, caso o problema seja a questão do suor. Natação e hidroginástica podem exigir tanto de você quanto uma corrida e ainda vão trabalhar sua respiração enquanto fortalecem os músculos.