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A importância do brincar para a felicidade e a essência humana está clara:
94% concordam que brincar não tem idade — é para todos.
87% concordam que brincar reduz a solidão e o isolamento.
85% vêem o brincar como essencial para a rotina.
81% das pessoas acreditam que brincar tem o poder de melhorar a saúde e o bem-estar global.
70% dos adultos entrevistados sentem que ainda carregam uma parte de criança.
São Paulo, abril de 2025 – A Mattel, uma das maiores empresas de brinquedos e entretenimento familiar do mundo, acaba de divulgar um estudo global inédito, The Shape of Play, como parte da celebração de seus 80 anos. A pesquisa, que contou com mais de 33 mil participantes de todas as idades em sete países, reforça a necessidade urgente de incluir mais momentos de diversão e alegria na rotina.
Em um cenário de incertezas, excesso de trabalho, tempo de tela prolongado e crescente isolamento social, The Shape of Play evidencia o papel fundamental da brincadeira para o bem-estar, revelando que 87% das pessoas acreditam que brincar reduz a solidão e 85% veem a brincadeira como uma parte essencial da vida. Esses dados mostram o impacto positivo do brincar na construção de conexões humanas, no desenvolvimento das novas gerações e na redescoberta da felicidade em um mundo cada vez mais fragmentado.
O estudo categoriza as motivações para o brincar em quatro áreas principais: expressão e experimentação; escapismo e bem-estar; fortalecimento de vínculos e colaboração; e crescimento pessoal e aprendizado. Brincar estimula a autoexpressão, alivia o estresse, combate a sensação de isolamento e fortalece os relacionamentos — além de desenvolver habilidades essenciais para a vida, como resiliência, liderança e empatia.
Com abrangência nos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Finlândia, Brasil e África do Sul, o estudo revela um panorama humano por trás dos números — pais que querem preservar a magia da infância, educadores que buscam tornar o aprendizado mais divertido e pessoas ao redor do mundo encontrando alegria nos pequenos momentos de brincadeira. A mensagem é clara: incentive conversas sobre a importância do brincar. Seja em grandes momentos ou nas pequenas interações do dia a dia, o brincar é essencial para reacender a alegria, fortalecer os laços e construir um mundo mais conectado.
Principais descobertas
Desenvolvido pelo time de Consumer Insights da Mattel, em parceria com a MADO, empresa especializada em pesquisas e estratégias de consumo, The Shape of Play revelou dados importantes:
Brincar é um superpoder humano — e não é só para crianças. É algo essencial, transformador e que nos acompanha por toda a vida: 94% das pessoas concordam que o brincar importa em todas as idades. Das aventuras da infância às paixões da vida adulta, brincar traz alegria, desenvolve resiliência e aprofunda nossas conexões humanas.
Em um mundo marcado pelo estresse e pela desconexão, o brincar é um antídoto: 87% afirmam que ele ajuda a combater a solidão e o isolamento. Seja por meio de brinquedos, jogos, pets (como disseram 84% dos entrevistados) ou jogos online (62%), brincar eleva nosso espírito e aproxima pessoas de diferentes gerações, culturas e comunidades.
Mas o brincar tem perdido espaço — e estamos sentindo essa ausência: mais da metade das crianças dizem se sentir “meio adultas”. A maioria dos adultos, por sua vez, ainda se sente “meio criança”. Mesmo assim, um em cada três afirma que não brinca o suficiente, por falta de tempo, solidão, preocupações com segurança e as demandas da vida moderna.
Brincar é a faísca das ideias que mudam tudo: quase 70% dos entrevistados dizem que suas ideias mais criativas surgem enquanto brincam. É brincando que imaginamos, inventamos e resolvemos problemas — em casa, no trabalho e além.
Ao redor do mundo, o brincar assume diferentes formas, mas seu impacto é universal: da alegria e superação na Finlândia à conexão no Brasil e à experimentação na África do Sul, o brincar reflete a cultura e revela o que nos une como seres humanos.
Brinquedos ainda fazem diferença — e mais do que nunca: 81% dos entrevistados dizem que os brinquedos físicos enriquecem a experiência do brincar. Com benefícios comprovados para o desenvolvimento da empatia e um público crescente de colecionadores adultos, os brinquedos continuam sendo relevantes em todas as fases da vida. A expertise da Mattel reforça os benefícios únicos do brincar físico, com dados que mostram que brincar com bonecas ativa áreas do cérebro relacionadas à empatia e às habilidades de interação social.
Perfis de brincadeira: O estudo identificou seis perfis de brincadeira — Criadores Coloridos, Caçadores de Habilidades, Exploradores Independentes, Cultivadores da Curiosidade, Criadores de Memórias e Animadores Sociais — celebrando os diferentes jeitos de se divertir, seja através da criatividade, do aprendizado ou da conexão com os outros. Descubra qual é o seu perfil de brincadeira fazendo o quiz aqui.
Chris Down, Vice-Presidente Executivo e Chief Design Officer da Mattel, afirmou: “A Mattel tem estudado o valor do brincar com as crianças há mais de 80 anos. Esse estudo global comprova que brincar não é só coisa de criança — é fundamental para todos e um verdadeiro chamado à ação. Para marcas, criadores e educadores, temos a oportunidade de ampliar as possibilidades do brincar e liberar seu poder transformador na vida das pessoas.”
O time de Consumer Insights da Mattel estuda o impacto da brincadeira desde 1945, trazendo inovação e inclusão em brinquedos para todas as idades e sendo pioneiro em pesquisas sobre os benefícios sociais do brincar, incluindo estudos de longo prazo sobre como a brincadeira com bonecas desenvolve habilidades emocionais. Agora, a equipe investiga como a brincadeira continua evoluindo em um mundo em constante transformação.
Para aprofundar o debate sobre a importância do brincar, a Mattel lançou uma plataforma online com o estudo completo The Shape of Play e recursos adicionais. Além de trazer insights valiosos para o design de brinquedos, o material é um recurso essencial para pais, educadores, cuidadores e formuladores de políticas públicas interessados em promover o contentamento através da brincadeira.
The Shape of Play – Metodologia
O estudo “The Shape of Play”, conduzido em parceria com a MADO e com o apoio da Dynata, coletou dados de 33.449 entrevistados em sete países (EUA, China, Japão, Alemanha, Finlândia, Brasil e África do Sul) durante março e abril de 2024. A pesquisa combinou respostas de questionários, entrevistas etnográficas em residências (realizadas em Los Angeles, Helsinque e Shenzhen) e traduções de múltiplos idiomas para garantir uma perspectiva verdadeiramente global e representativa.
Sobre a Mattel
A Mattel é uma das principais empresas globais de brinquedos e entretenimento familiar, dona de um dos portfólios de marcas mais icônicos do mundo. Engajamos consumidores e fãs por meio de nossas marcas-franquia, incluindo Barbie®, Hot Wheels®, Fisher-Price®, American Girl®, Thomas & Friends™, UNO®, Masters of the Universe®, Matchbox®, Monster High®, MEGA® e Polly Pocket®, além de outras propriedades populares que possuímos ou licenciamos em parceria com empresas globais de entretenimento. Nossas ofertas incluem brinquedos, conteúdo, produtos de consumo, experiências digitais e presenciais. Nossos produtos são vendidos em colaboração com as maiores empresas de varejo e e-commerce do mundo. Desde sua fundação em 1945, a Mattel se orgulha de ser uma parceira de confiança no empoderamento de gerações para explorar a magia da infância e alcançar todo o seu potencial. Para mais informações acesse o site.
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