São Paulo, abril de 2025 – As lesões cutâneas relacionadas ao uso de adesivos médicos, conhecidas como MARSI (Medical Adhesive-Related Skin Injury,) em inglês, afetam milhões de pessoas em todo o mundo, mas esse ainda é um problema pouco visibilizado na atenção médica. De acordo com levantamentos da Essity, líder global em saúde e higiene, até 37,2% dos pacientes hospitalizados podem desenvolver MARSI. Estudos clínicos demonstraram que o uso de adesivos inadequados pode causar dor na remoção e prolongar a recuperação dos pacientes, principalmente os mais vulneráveis. Além disso, 88% dos enfermos relatam uma remoção indolor com adesivos de silicone em comparação com adesivos tradicionais como por exemplo fitas microporosas.
Essas lesões ocorrem quando os adesivos de curativos, bandagens ou dispositivos médicos danificam a pele, provocando rasgos (lesão por fricção), bolhas, macerações ou irritações alérgicas. Embora qualquer individuo possa desenvolver essas lesões, é mais comum que ocorram em idosos, neonatos e pacientes em condições médicas complexas, que representam públicos vulneráveis para essa condição.
Como marca líder no cuidado de feridas, a Leukoplast, que faz parte da Essity, desenvolveu soluções inovadoras para minimizar o impacto das MARSI e garantir um tratamento seguro e eficaz. Por meio de sua campanha “Cuidando de cada vida, cada história”, a marca busca conscientizar sobre a importância de uma atenção equitativa e de qualidade, assegurando que cada paciente tenha acesso a melhor proteção para sua pele. A iniciativa não apenas educa sobre o impacto dessas lesões, mas também promove o uso de curativos adequados e estratégias de prevenção para evitar complicações desnecessárias.
DESAFIOS NO CUIDADO COM A PELE
As lesões causadas pela MARSI vão além da superfície da pele, podendo retardar a cicatrização, causar dor intensa e aumentar o risco de infecções — o que eleva o tempo de internação e os custos médicos. Esses problemas são preveníveis com o uso de produtos adequados, como os do portfólio Leukoplast® e Hypafix®, que protegem a pele e contribuem para uma recuperação mais segura em pacientes de todas as idades.
Entre os fatores de risco estão o uso repetido de adesivos na mesma área, produtos com alta adesividade, exposição prolongada à umidade e ausência de avaliação prévia da pele. Condições como diabetes, desnutrição e idade avançada também aumentam a vulnerabilidade.
“O desconhecimento sobre a MARSI dificulta o diagnóstico e tratamento correto, comprometendo a recuperação do paciente. Cuidar da pele é essencial no tratamento de feridas”, afirma Natália Barros, Gerente Clínica da Essity no Brasil. A profissional destaca a importância de adesivos com tecnologia de silicone suave, ou, em casos de adesivo em acrilato, recomenda o uso de adesivos com o dorso de tecido não tecido poroso, elástico, com alta taxa de transmissão de vapor que a pele necessita e, mesmo assim, oferecem fixação segura sem agredir a pele. “Com a campanha “Cuidando de cada vida, cada história”, a Leukoplast busca ampliar a conscientização sobre o tema e promover a equidade no cuidado da integridade da pele”, continua.
PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO
Para reduzir a incidência de MARSI e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, é essencial que profissionais de saúde, cuidadores e pacientes conheçam as melhores práticas no cuidado com feridas. Avaliar a pele antes da aplicação, escolher o curativo adequado e aplicar técnicas corretas são medidas-chave na prevenção.
O investimento em educação e inovação em produtos especializados é fundamental para um atendimento mais eficiente, com foco na proteção da pele. “Um curativo adequado pode acelerar a cicatrização em até 40%, mas mais de 60% das pessoas ainda usam opções incorretas, o que compromete sua recuperação”, destaca Natália Barros.
A Essity compartilha recomendações para o tratamento e prevenção da MARSI:
• Avaliar a pele antes de aplicar qualquer adesivo para detectar sinais de fragilidade cutânea.
• Selecionar curativos adequados para cada paciente, priorizando adesivos de silicone para peles sensíveis.
• Aplicar e remover com técnicas corretas, evitando o uso excessivo de adesivos agressivos.
• Manter a pele hidratada e protegida com barreiras cutâneas quando necessário.
• Capacitar profissionais de saúde e cuidadores em estratégias de prevenção e na seleção adequada de produtos.
“Educar os profissionais de saúde e cuidadores é essencial para a prevenção de MARSI. A pele de cada paciente é única, e a escolha do curativo adequado pode fazer toda a diferença em sua recuperação. A formação contínua e o acesso a produtos inovadores nos permitem avançar rumo a um atendimento melhor. Além disso, sabemos que cada ferida é diferente e nosso compromisso também está em utilizar produtos que protejam a pele e otimizem a cicatrização, garantindo que mais pessoas tenham acesso a uma cura segura e eficaz”, afirma Natália Barros.
Sobre a Essity
A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Para mais informações, acesse o site.
Relacionamento com a imprensa
Agência Truly
Pierre Cruz
+55 12 9.97956191 pierre.cruz@agenciatruly.com
Renata Toledo Piza
+55 11 9.9248-4412
renata.piza@agenciatruly.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pierre Cruz dos Santos
pierre.cruz@agenciatruly.com