Você possui dificuldade, dor ou desconforto para engolir? Sabe quais são as possíveis causas para isso estar acontecendo? Neste episódio, Dr. André Roncon, o cirurgião do aparelho digestivo fala sobre a dificuldade de engolir.
Engolir é um ato natural do nosso corpo, começa com um ato voluntário, você pensou que quer engolir e aí o seu cérebro envia um comando aos seus nervos, até a musculatura ao redor da garganta e do início do esôfago, e esse músculos vão trabalhar em conjunto para que o alimento seja ingerido.
O esôfago é um órgão em formato de tubo, ele possui a capacidade de se contrair de forma coordenada e involuntária, empurrando o alimento até o estômago. Estão incluídos na deglutição o sistema nervoso (cérebro e os nervos), os músculos da garganta e os músculos do esôfago. Então, se você possui dificuldade ao engolir e essa sensação é frequente, pode ser que haja algum problema em um desses mecanismos.
O que é necessário reparar para entender o que está acontecendo?
É preciso observar a frequência que se está tendo problemas para engolir ou se há outros sintomas associados, como o barulho quando o alimento desce, dor no peito ou se o alimento volta para a boca não digerido. E provavelmente você teve alguma dificuldade para engolir, e isso acontece quando comemos muito rápido e não mastigamos o alimento devidamente.
Uma outra causa comum da dificuldade para engolir é a dor de garganta, causada por gripe, resfriado ou amigdalite. Como a região está sensível, é normal sentir a dor ao engolir. Nesse caso, quando a infecção melhorar, melhora também a ingestão.
Se a dificuldade para engolir ocorrer raramente, não há motivos para se preocupar, mas se for muito frequente, é recomendado que procure um médico para melhor avaliação.
A disfagia, também conhecida como dificuldade de engolir, é caracterizada pelo sintoma mais comum de sensação de que o alimento fica preso na altura do pescoço ou do peito. Outros sintomas incluem engasgo, tosse, regurgitação (quando o alimento volta não digerido para a boca), vômitos e mau hálito.
Causas
Pode ser causada por diversos fatores, tais como:
- Problemas neurológicos: uma das principais causas. O AVC, Parkinson e esclerose múltipla são possíveis causas para a disfagia, principalmente em pessoas mais idosas.
- Refluxo gastro-esofágico: o conteúdo ácido presente no nosso estômago pode retroceder, causando queimação do esôfago até a boca.
- Acalasia: no final do esôfago existe uma válvula que relaxa para que o alimento passe e depois se contraia novamente para impedir que o ácido do estômago suba para o esôfago. Em algumas pessoas essa válvula não relaxa, isso é a acalasia.
- Tumores no estômago e esôfago: por acaso percebeu que o incômodo para engolir está piorando rapidamente com o passar do tempo? Essa dificuldade passa a ser frequente nesses casos e a consistência das comidas, passam a ser cada vez mais restritas.
É importante buscar atendimento de urgência diante dos seguintes sinais de alerta:
- Presença de disfagia que piora com o tempo;
- Perda de peso;
- Engasgos, tosses e pneumonia associada à disfagia, engasgos e tosses;
- Vômitos com sangue;
- Regurgitação de alimento durante a noite.
O tratamento adequado para a dificuldade de engolir depende da causa. Portanto, se você suspeita desse problema, é recomendado buscar ajuda de um gastroenterologista para uma avaliação precisa.
Para mais informações, assista o vídeo no canal Dr. Ajuda!