Fortaleza, maio de 2025 — No próximo dia 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão, data que chama atenção para uma das condições crônicas mais prevalentes e silenciosas do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,28 bilhão de adultos no planeta têm hipertensão arterial e cerca de 46% não sabem que são hipertensos. Entre os que possuem o diagnóstico, apenas 33% apresentam a pressão controlada dentro das metas estabelecidas.
No Brasil, a situação é igualmente preocupante. A hipertensão arterial afeta cerca de 30% da população adulta, segundo o Ministério da Saúde, e muitas dessas pessoas desconhecem o diagnóstico, o que compromete a prevenção de complicações graves. O levantamento também indica que a doença está presente em até 60% dos casos de infarto e 80% dos casos de AVC.
A partir dos 40 anos, o risco aumenta significativamente, podendo atingir até 40% da população até os 60 anos, e mais de 70% entre os idosos. Segundo Dr. Raul Queiroz, médico de família e comunidade do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, isso se deve à redução da elasticidade das artérias e ao aumento da resistência ao fluxo sanguíneo com o envelhecimento.
“A hipertensão é chamada de ‘inimiga silenciosa’ por uma razão: na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Por isso, a aferição regular da pressão arterial é a forma mais simples e eficaz de identificar precocemente e evitar complicações sérias. E quanto mais acessível for esse cuidado, maior o impacto positivo na saúde pública”, explica.
Ação nacional nas Farmácias Pague Menos
Atenta à importância do rastreio precoce e da educação em saúde, a Pague Menos, por meio dos consultório farmacêuticos da rede, promoverá uma ação gratuita de aferição de pressão arterial em todas as mais de 1.100 unidades com o serviço espalhadas pelo Brasil, neste sábado e domingo, 17 e 18 de maio.
“O nosso compromisso é cuidar das pessoas em todas as fases da vida, e isso passa pelo acesso à prevenção e à informação. Essa ação no Dia Mundial da Hipertensão é um convite para que mais brasileiros parem por cinco minutos e verifiquem como está sua saúde. A aferição de pressão é rápida, gratuita e pode literalmente salvar vidas”, destaca Socorro Simões, diretora do Hub de Saúde da Pague Menos. “Além disso, acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para democratizar o acesso à saúde, especialmente em regiões onde o sistema público enfrenta uma alta demanda. Quando oferecemos um serviço de saúde acessível e de qualidade em uma farmácia próxima de casa, ajudamos a desafogar as unidades públicas e contribuímos para um cuidado mais ágil e preventivo”, complementa.
Socorro reforça ainda que o atendimento no consultório farmacêutico é realizado por profissionais capacitados e, em caso de alteração nos resultados, o cliente recebe orientação sobre os próximos passos e encaminhamento adequado. Além da ação especial no Dia Mundial da Hipertensão, o consultório farmacêutico também realiza, semanalmente, a “Quarta da Saúde”, iniciativa que oferece serviços gratuitos à população com foco na prevenção. A proposta é reforçar o papel das farmácias como hubs de saúde acessíveis e confiáveis, ampliando o acesso ao cuidado e promovendo uma cultura de atenção contínua e preventiva à saúde em todo o Brasil.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.600 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 26 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, atualmente a rede é o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos do Clinic Farma em todas as regiões do país.
Contatos à Imprensa – Pague Menos
Gabriel Furlan / [email protected]
Vitória Rosa / [email protected]
Diogo Cordeiro / [email protected]
Deborah Lima / [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Vitoria Rosa Barros
[email protected]