São Paulo, abril de 2025 – Em 24 de abril, celebramos o Dia do Chimarrão, uma data que simboliza não apenas a tradição da erva-mate, mas também ressalta os benefícios e a conexão entre as pessoas que compartilham momentos em torno dessa bebida. Com um consumo anual de aproximadamente 350 mil toneladas, a erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma verdadeira fonte de antioxidantes, superando até mesmo o chá verde. Confira mais alguns benefícios:
Melhora sistema imunológico: A erva-mate é rica em compostos bioativos, como polifenóis e xantinas, e oferece inúmeros benefícios à saúde e bem-estar. Seus efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra infecções.
Melhora a energia e bem-estar: A cafeína presente na erva-mate estimula a energia e melhora a produtividade, sem os efeitos adversos do café. Este estímulo também promove o bem-estar emocional ao aumentar a produção de serotonina, ajudando a combater sintomas de estresse e ansiedade, além de equilibrar o humor.
Apoia o controle do peso: Além disso, a erva-mate possui uma ação termogênica natural que auxilia no controle do peso ao aumentar o gasto calórico, além de favorecer a digestão e promover a saciedade, sendo útil para quem busca melhorar a dieta.
A erva-mate não tem limites quando o assunto é formas de consumo. E se adapta a todos os gostos e ocasiões. Algumas opções:
Chimarrão e Tererê
O Chimarrão e o Tereré são mais do que bebidas, são ritualizações que unem amigos e familiares. O chimarrão, com sua preparação simples, envolve um toque de cerimonial que fortalece laços. A preparação é simples: você coloca a erva-mate na cuia, aquece a água (mas não deixe ferver), e está pronto. O Chimarrão Leão traz a erva em embalagens à vácuo, preservando o sabor para o público do chimarrão, bastante exigente.
Já o Tereré é ideal para os dias quentes, pois traz frescor com o uso de água gelada. A preparação é parecida com a do Chimarrão, com a cuia e a erva-mate, mas precisa substituir a água quente pela água gelada. Ainda, a bebida oferece a possibilidade de adicionar gelo ou ervas aromáticas, o Tereré Leão, por exemplo, já vem em três sabores: natural, abacaxi e menta com limão.
Erva-mate tostada
Mas há quem prefira o gosto mais suave da infusão da erva mate tostada, com os mesmos benefícios da planta. Seja no sabor original ou nas versões limão, pêssego e guaraná, o Chá Matte agrada a todos os paladares, e o melhor, com uma forma simples de preparo: basta ferver a água e adicionar o saquinho, depois, é só consumir quente ou gelado.
“A erva-mate é um patrimônio brasileiro, bastante presente na nossa cultura e que traz inúmeros benefícios ao seu consumo. Além de ser democrático, podendo estar em qualquer lugar e qualquer hora fazendo parte da vida do consumidor. Além disso, estamos promovendo um movimento estratégico de expansão para levar o consumo de chimarrão e tereré a um mercado mais amplo, oferendo produtos que mantêm o frescor da erva graças à nossa tecnologia de embalagem à vácuo,” afirma Fabio Moreno, Head Comercial da Leão.
Sobre a Leão
A Leão é uma empresa do Sistema Coca-Cola no Brasil com mais de 120 anos de experiência no mercado brasileiro, responsável pela produção de bebidas saudáveis representadas pelas marcas Leão e Matte Leão, líderes da categoria de chás seco para infusão, referências de mercado e sinônimo de qualidade, tradição e inovação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE FELIPPE DABORI
advice@advicecc.com