Uma das principais preocupações dos pais quando deixam seus filhos em creches e escolas é a alimentação que eles terão fora de casa. Vivian Moares, nutricionista da Alimenta, empresa focada na alimentação infantil nas escolas e cantinas, ressalta a importância de zerar completamente a ingestão de açúcar nos primeiros anos de vida:
“A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde é não oferecer açúcar as crianças até os dois anos de idade garantindo uma alimentação saudável que refletirá em benefícios a curto e longo prazo. Crianças menores de dois anos possuem alterações significativas no paladar com facilidade por ser muito sensível, caso seja introduzido alimentos adicionado açúcar a palatabilidade dos outros alimentos que seriam naturais vão se perdendo”, conta.
Além disso, zerar o açúcar é importante por várias razões: saúde dental; controle de peso; desenvolvimento do paladar; saúde metabólica ajustada para não desenvolver diabetes tipo 2 e resistência a insulina no futuro. Portanto, não oferecer o açúcar na dieta ajuda a promover a saúde e desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
A nutricionista Vivian ensina como adoçar os alimentos sem colocar açúcar refinado:
“O cardápio tem que ser adaptado de acordo com a faixa etária e essa introdução do açúcar é gradual e criativa. O ideal é adoçar as preparações com frutas como: maçã, banana, melão e uva passa. Também pode utilizar mel a partir de um ano de idade e especiaria como a canela, deixando as preparações saudáveis, gostosas e atrativas com o paladar doce de forma natural”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONIQUE PEREIRA ARRUDA BRUNO
arruda.monique@gmail.com