O consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, tem sido associado a diversos problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e cáries dentárias. Porém, estudos recentes também sugerem uma possível relação entre essas bebidas e o aumento do risco de câncer de boca e orofaringe.
Entre esses estudos, destaca-se um realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado no periódico JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery, que reforça a questão de que o hábito de consumir bebidas açucaradas pode resultar em um aumento de três novos casos de câncer de boca para cada 100 mil pessoas. O estudo foi realizado com 160 mil mulheres.
A forma de como as bebidas açucaradas podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de boca ainda não está clara, porém, a cirurgiã oncológica de cabeça e pescoço do COP – Centro de Oncologia do Paraná, Mariana Guerra, explica que o açúcar alimenta bactérias nocivas na boca, aumentando a inflamação e favorecendo o desenvolvimento de doenças periodontais, que podem estar ligadas ao câncer oral.
“Bebidas ácidas, como refrigerantes, desgastam os dentes e deixam a mucosa bucal mais vulnerável a infecções e inflamações crônicas. O consumo dessas bebidas açucaradas também pode aumentar o risco de obesidade e diabetes e essas condições estão associadas a um maior risco de câncer em geral, incluindo o de boca. O consumo excessivo de açúcar pode gerar inflamação crônica no organismo, favorecendo o desenvolvimento de células cancerígenas”, alerta Dra. Mariana Guerra.
Como reduzir o risco do câncer de boca?
. Diminuir ou excluir da dieta o consumo de bebidas açucaradas;
. Preferencialmente beber água, chás ou sucos naturais sem açúcar;
. Manter a higiene bucal e consultar o dentista regularmente;
. Ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e fibras;
. Evitar álcool e tabaco, que são os principais fatores de risco para o câncer de boca.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Heverson Bayer
contato@bayercamposcom.com.br