Nos últimos anos, mais e mais pessoas têm se preocupado com a qualidade de vida, além da aparência. O que para algumas pessoas pode parecer superficial, para outras, torna-se de extrema importância, principalmente porque a imagem está ligada à autoestima e ao bem-estar.
As redes sociais têm sido um fator contribuinte para esse comportamento, uma vez que podemos compartilhar nossa vida e, por muitas vezes, vemos pessoas com vidas aparentemente perfeitas e desejamos aquilo também. No entanto, como diz um ditado, “quem vê close, não vê corre”, ou seja, as pessoas mostram o seu melhor na internet, sem mostrar as dificuldades que possam estar passando.No entanto, isso tem mudado. Influenciadores que mostram a vida real têm ganhado espaço, além de fornecer dicas para uma vida saudável e balanceada, à medida do possível. Alguns fornecem dicas de skincare e de colágeno em cápsula para quem procura ter uma pele mais saudável e firme, assim como alimentos que são ricos em colágeno. Confira alguns desses alimentos e seus benefícios para a pele.
Benefícios do colágeno
O colágeno é bastante conhecido por seus benefícios no rosto. Ele pode manter o rosto mais firme, além de uniforme, prevenindo rugas e linhas de expressão. No entanto, o colágeno também ajuda em outras partes do corpo, como no fortalecimento das unhas, na saúde dos fios capilares e do couro cabeludo, além de fortalecer as articulações, evitando osteoporose e outros problemas de juntas.
Carne vermelha
O colágeno é encontrado principalmente na carne de animais, sendo uma delas a bovina e suína. Essas carnes são ricas em cartilagem, que, por sua vez, é rica em colágeno, ajudando a manter a pele firme e levantada. As principais partes da carne que são ricas em colágeno são as que possuem osso, cartilagem e pele. Além disso, a parte do músculo também possui colágeno, porém em menor quantidade.
Carne de frango
A carne de frango também é rica em colágeno. Porém, a quantidade depende da idade da ave, ou seja, quanto mais velho o frango, maior a quantidade encontrada na carne.
As principais partes do frango que possuem alto índice de colágeno são a cartilagem e os ossos, principalmente no pescoço e nos pés, que possuem riqueza dessa proteína.
Caldo de ossos
O caldo de ossos é rico em colágeno e, em alguns casos, é recomendado no tratamento de artrose, ajudando a diminuir inflamações e possíveis dores nas articulações. O único ponto de atenção é o tempo de cozimento, que não pode ser alto, a fim de que as proteínas dos ossos sejam aproveitadas.
Carne de peixe
Animais marinhos são os mais comuns de possuírem colágeno, principalmente peixes, tanto os de água salgada quanto de água doce. A proteína é encontrada principalmente na carne, nas espinhas e nas escamas dos peixes, mas também pode ser encontrada em polvos, lula e camarão.
Gelatina
Essa é uma das sobremesas mais ricas em colágeno em razão do preparo ser feito a partir da fervura dos ossos, da cartilagem e da pele de animal, as partes mais ricas em colágeno, o que ajuda na pele e nas articulações.
Frutas
Apesar de não possuir colágeno na composição, algumas frutas ajudam em uma maior produção de colágeno. Então se você é fã de frutas, inclua na sua alimentação laranja, kiwi, abacaxi e mamão. Porém, não coma em excesso, pois pode fazer mal para a saúde.