No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, em 18 de fevereiro, especialistas alertam para os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de álcool, que não afeta apenas a saúde mental e cardiovascular, mas também compromete a saúde das articulações, especialmente a do quadril. O abuso de álcool pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da osteonecrose, uma condição que prejudica a articulação do quadril e pode resultar em artrose precoce, comprometendo a mobilidade e a qualidade de vida.
O consumo excessivo de álcool é amplamente conhecido por causar uma série de problemas de saúde, como dependência, inflamações no corpo e danos cerebrais. No entanto, o impacto negativo do álcool vai além do que normalmente se imagina, pois o excesso pode também afetar as articulações, em particular a do quadril. De acordo com Isaías Chaves, ortopedista especializado em joelho e quadril, “o excesso de álcool, além de aumentar o risco de quedas e lesões devido à perda de coordenação motora, é um fator de risco significativo para a osteonecrose da cabeça femoral, também chamada de necrose avascular.” Esta condição ocorre quando o fluxo sanguíneo para a região do quadril é interrompido, resultando em danos à articulação, o que pode causar dores intensas e dificuldades para caminhar. Curiosamente, os sintomas dessa condição podem ser confundidos com outras doenças, como tendinites ou bursites, o que dificulta o diagnóstico inicial.
Diagnóstico
Os sintomas da osteonecrose podem variar desde dores no quadril até dificuldades para caminhar, além de dores no joelho, mesmo quando o problema está localizado no quadril. Isso torna o diagnóstico precoce um desafio. Segundo o ortopedista, muitos pacientes, inicialmente, podem ser diagnosticados de forma equivocada com tendinites ou bursites. “Devido à variedade de sintomas, é comum que o diagnóstico na fase inicial seja difícil, o que pode atrasar o tratamento adequado”, afirma Isaías Chaves. Isso pode resultar em um agravamento da condição, pois, sem o diagnóstico correto, o tratamento necessário é retardado.
Tratamento
Quando o diagnóstico é confirmado, o tratamento da osteonecrose pode envolver diferentes abordagens, dependendo da gravidade da condição. O ortopedista destaca que, no caso de um diagnóstico precoce, pode ser possível intervir com medidas menos invasivas, e a redução do consumo de álcool é necessária visando estabilizar a doença. Contudo, se a osteonecrose estiver avançada, a solução cirúrgica se torna a melhor escolha. “Quando a osteonecrose se instala de forma irreversível e consequentemente a artrose precoce ocorre, a substituição total do quadril por uma prótese é o caminho que soluciona as dores além de devolver mobilidade ao paciente”, explica Chaves.
De acordo com o especialista, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente para fortalecer as articulações e manter um peso saudável são passos importantes para prevenir condições como a osteonecrose. Além disso, uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais para a saúde óssea, como cálcio e vitamina D, também desempenha um papel fundamental. A conscientização e o cuidado com o corpo como um todo são fundamentais para evitar doenças irreversíveis e garantir uma vida mais ativa e saudável.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
redacao@prezzcomunicacao.com.br