A ação de reforço de vacinação contra Covid-19 em Salvador segue até o dia 6 de fevereiro. A campanha, que é uma estratégia da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab-BA) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, iniciou na última quarta-feira (17) e possui pontos fixos e volantes em diversas regiões da capital baiana.
Segundo a Sesab-Ba, a vacina bivalente é destinada ao público com 12 anos ou mais. Já a segunda dose da bivalente está disponível somente para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunossupressos com 12 anos ou mais – ressalte-se que é necessário ter um intervalo de seis meses desde a última dose.
Para ter acesso à dose da vacina bivalente contra a Covid-19 será necessário apresentar Cartão SUS, RG e caderneta de vacina. A infectologista Larissa Tiberto destaca a importância da população aderir à vacina bivalente contra a Covid-19.
“É necessário tomar essa vacina para diminuir o número de casos graves de Covid e até mesmo extinguir a doença. Uma vez que estiver com calendário vacinal em dia, confere maior proteção a si mesmo e à comunidade. Por isso é tão importante a imunização em massa”, explica.
O médico especialista em medicina tropical e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Dalcy Albuquerque Filho, explica que é fundamental realizar os reforços da vacinação, uma vez que proporcionam um novo estímulo que aumenta a proteção em relação à Covid-19 — principalmente com o aparecimento de novas variantes.
“Essas novas variantes podem preocupar? Sim, claro que podem preocupar porque muitas vezes elas driblam o imunizante que nós já tomamos. Isso é um fenômeno normal, para vírus e bactérias, o desenvolvimento de resistência, de variantes resistentes. Então, a gente tem que sempre estar preocupado, porque uma nova infecção pode ocorrer e dependendo da sua imunidade para essa variante específica, você pode, sim, desenvolver novos quadros. Embora você já tenha tomado a vacina e isso já amenize um pouco, você tem alguma imunidade”, alerta.
Cobertura Vacinal
Ainda conforme a secretaria de saúde, atualmente a Bahia possui 14,7% de cobertura da vacina bivalente. Ao todo, 1.874.782 doses foram aplicadas, sendo o público-alvo total formado por 12.732.254 de pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que mais vacinaram na Bahia foram: Salvador (7,475.838), Feira de Santana (1.364.689), Vitória da Conquista (953.651), Camaçari (770.329) e Lauro de Freitas (538.095).
Programação da campanha para os próximos dias:
- 19 de janeiro
Pontos Volantes: Praça da Igreja do Bonfim (8h às 12h) / Ponta do Humaitá (14h às 16h) / Vila Caramuru (Rio Vermelho) – 08h às 13h / Farol da Barra (13h às 16h) / Sereia de Itapuã, Stella Maris, Praia do Flamengo e Aeroporto (9h às 16h)
Pontos fixos: Gbarbosa do Costa Azul (09h às 16h) / Ferreira Costa (09h às 16h) / Estação Rodoviária (09h às 16h) / Shopping Bela Vista (09h às 16h)
- 20 de janeiro
Pontos Volantes: Farol e Porto da Barra (08h às 14h) / Terminal Náutico/ MAM (08h às 14h) / Praça do Bonfim, Monte Serrat, Ponta do Humaitá, Ribeira (08h às 14h) / Praia do Flamengo e Sereia de Itapuã (08h às 14h)
- 21 de janeiro
Pontos Volantes: Vila Caramuru – Rio Vermelho (08h às 14h) / Santo Antônio Além do Carmo- Pelourinho- Saúde (08h às 14h) / Praça do Bonfim, Mont Serrat, Ponta do Humaitá e Ribeira (08h às 14h) / Aeroporto/ Lagoa do Abaeté (08h às 14h)
Alta temporada deve favorecer turismo e comercio na Bahia