Cuidar da saúde dos olhos contribui para a detecção precoce de diversas doenças oculares, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Um problema ocular bastante comum é a presbiopia, também chamada de vista cansada. Caracterizada pela dificuldade de enxergar de perto, a condição costuma surgir a partir dos 40 ou 45 anos e tende a avançar com a idade.
“A presbiopia ocorre quando o cristalino do olho enrijece com o tempo e perde a flexibilidade, o que interfere na capacidade de focar objetos próximos. Isso pode comprometer a leitura e a capacidade de realizar trabalhos que exijam a visão para perto”, esclarece o Dr. Edmundo Martinelli, oftalmologista da Laser Ocular / H.Olhos – Hospital de Olhos, da rede Vision One.
Algumas pessoas sentem mais e outras menos, sendo que a presbiopia é menos notada à luz do sol ou quando se tem um bom ponto de iluminação, pois a íris se fecha mais e assim, os olhos tendem a aumentar automaticamente a profundidade de foco, reduzindo o embaçamento dos objetos próximos.
Um dos sinais é quando a pessoa começa a esticar o braço para enxergar melhor as letras menores em um rótulo ou na mensagem do celular. Quem tem presbiopia também pode apresentar lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, redução da capacidade visual ou dificuldade em diferenciar tons e cores.
“A presbiopia não tem cura, mas é possível melhorar a capacidade da visão com o uso de óculos para perto, mono ou multifocais, ou lentes de contato multifocais. É importante o paciente realizar uma consulta com um oftalmologista, para que faça uma avaliação e se encontre a melhor alternativa”, orienta o Dr. Edmundo Martinelli.
O médico esclarece que “para alguns casos de pacientes míopes há estratégias de se preservar a visão de perto e se corrigir a visão para longe através da cirurgia a laser chamada balanceada. Na cirurgia da catarata também poderá ser possível a correção da presbiopia através do implante de lente intraocular com características especiais”.
A visita regular ao oftalmologista é recomendada em todas as idades e se torna ainda mais importante com o avanço da idade. Um simples exame oftalmológico ajuda a diagnosticar precocemente doenças como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. E o tratamento adequado contribui para a melhora da visão e da qualidade de vida.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIEGLIND EIKMEIER
sig@targetsp.com.br