O que há por trás da fórmula infantil de primeira infância:
Informações importantes para pais bem-informados
Desmistificando dúvidas sobre a alimentação da criança a partir de 1 ano de idade,
quando o aleitamento materno não é possível.
São Paulo, maio de 2025 – Quando o aleitamento materno não é possível, seja por motivos pessoais, de saúde ou outras circunstâncias, a escolha da alimentação da criança se torna uma das maiores preocupações dos pais. E para estes casos a fórmula infantil para crianças de primeira infância é a melhor opção, pois foi especialmente desenvolvida para fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.
Agora, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre as fórmulas infantis para crianças de primeira infância e o que a ciência e os especialistas em saúde dizem sobre elas.
• A fórmula infantil de primeira infância substitui adequadamente o leite materno após 1 ano de idade?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é a melhor opção. No entanto, em caso de impossibilidade de aleitamento materno, a fórmula infantil de primeira infância se torna a melhor e mais segura alternativa, pois é projetada para conter nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e equilibrado.
• O uso de fórmula infantil de primeira infância pode interferir no vínculo entre mãe e filho?
O vínculo entre mãe e filho não depende exclusivamente da amamentação. Oferecer a fórmula também pode ser um momento de carinho e de atenção, em que a mãe ou cuidador pode olhar nos olhos da criança, conversar com ela e proporcionar conforto. O mais importante é a presença emocional durante a alimentação, seja com leite materno ou não.
• As fórmulas infantis de primeira infância são todas iguais?
Não. Embora todas as fórmulas infantis tenham o objetivo de fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento da criança, elas apresentam diferenças importantes. Algumas contém prebióticos, que auxiliam em um melhor funcionamento intestinal e fortalecimento da imunidade, que são benefícios importantes pensando nas necessidades aumentadas das crianças nesta faixa etária.
• A fórmula infantil de primeira infância prejudica o crescimento da criança?
Não, pelo contrário. Ela foi desenvolvida para prover nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e ácidos graxos necessários para o seu crescimento saudável. Quando o aleitamento materno não é possível, é uma alternativa segura e eficaz para um suporte nutricional adequado.
Um estudo recente publicado pelo Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition reiterou os benefícios da fórmula infantil de primeira infância no suporte ao sistema imunológico e ao desenvolvimento cognitivo em crianças com 1 ano de idade ou mais. Esses produtos são formulados para auxiliar na boa digestão e absorção de nutrientes por meio de prebióticos, que favorecem a saúde intestinal e a imunidade. Assim, ao escolher a fórmula infantil de primeira infância, os pais podem ter certeza de que estão fornecendo ao seu filho um produto desenvolvido com base nas mais recentes pesquisas científicas e recomendações de pediatras. Esse cuidado, aliado ao carinho e à atenção durante a alimentação, proporciona não apenas uma nutrição adequada, mas também fortalece o vínculo emocional entre pais e filhos.
Se houver dúvida em algum momento, os pais devem consultar profissionais da saúde, pois eles estarão preparados para oferecer o suporte necessário. Com essa orientação, é possível tomar decisões com confiança, garantindo que a criança tenha o melhor suporte nutricional possível.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.
Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.
Referências:
– World Health Organization – https://www.who.int/health-topics/breastfeeding#tab=tab_1
– World Health Organization – https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/infant-and-young-child-feeding
– World Health Organization – https://www.who.int/health-topics/nutrition#tab=tab_1
– SBP – https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23148cf-GPrat_Aliment_Crc_0-5_anos_SITE.pdf
– National Library of Medicine – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39832301/
Imprensa – FleishmanHillard
Bruna Ballini – [email protected]
Milene Barros – [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENE BARROS DE PAULA
[email protected]