O Círculo Saúde foi selecionado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a participar do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato – Parto Adequado, uma parceria da ANS com o Institute for Healthcare Improvement – IHI e Hospital Israelita Albert Einstein. Entre as 24 operadoras de saúde contempladas em todo o país, o Círculo Saúde é a única representante do Rio Grande do Sul com projeto aprovado pela Agência. A iniciativa visa qualificar e humanizar a assistência ao parto e nascimento no Brasil, onde os selecionados poderão participar de cursos de capacitação, treinamentos e mentoria, além de trocas de experiências, com o propósito de obter a Certificação Parto Adequado.
A seleção representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, que há anos investe na promoção de práticas assistenciais mais seguras, respeitosas e baseadas em evidências. O projeto enviado pelo Círculo Saúde propõe estratégias que fortalecem a humanização do parto, estimulam a adoção de boas práticas obstétricas e promovem a melhoria contínua da qualidade assistencial. “Essa conquista reforça o compromisso da nossa instituição com a inovação em saúde e com o cuidado integral às famílias, fortalecendo seu papel de referência em atendimento humanizado e de qualidade no estado e no país”, aponta o diretor de Mercado do Círculo Saúde, Leno Almeida.
A seleção marca o início de uma nova etapa de trabalho, focada na implantação prática das ações propostas para garantir ainda mais segurança, acolhimento e qualidade de vida às gestantes e aos recém-nascidos atendidos. Além da qualificação obstétrica, o Círculo Saúde também se destaca pelo cuidado ampliado com o bem-estar emocional das famílias. A maternidade da instituição investe continuamente em ações de humanização, tanto no acompanhamento gestacional quanto nas UTIs neonatal e pediátrica. Uma das iniciativas mais sensíveis é o projeto Caixa de Memórias, voltado a famílias que enfrentam perdas fetais e neonatais. A ação oferece uma caixa personalizada com itens simbólicos e afetivos – como carimbo dos pezinhos do bebê, uma semente de girassol e espaço para guardar recordações – promovendo acolhimento, respeito à dor do luto e preservação da memória do bebê.
Esse olhar integral para a maternidade, que inclui apoio psicológico, práticas respeitosas e ações que valorizam o vínculo familiar mesmo em momentos de dor, contribui para a qualidade assistencial e fortalece indicadores positivos, como a redução de cesáreas desnecessárias e o estímulo ao parto normal. “Mais do que nascer com segurança, cada bebê e sua família merecem ser acolhidos com humanidade e respeito. Essa é a essência do nosso cuidado”, afirma Sandie Lauren Kahl Mueller, coordenadora da área materno-infantil do Círculo Saúde.
Essa é mais uma conquista do Círculo, unindo-se a outras certificações conquistadas pelo Hospital, como Acreditado com Excelência – Nível 3 – Organização Nacional de Acreditação (ONA); Selo Programa 3M de Boas Práticas em Prevenção de Lesões de Pele – categoria GOLD; Troféu NoHarm – 1 mil vidas beneficiadas pela inteligência artificial; Radar de Excelência – Instituição colaboradora do Instituto Brasileiro para Excelência para metas internacionais de Segurança do Paciente; The World’s Best Hospitals Brazil – Revista Newsweek Statista e o reconhecimento como “UTI Eficiente 2025”, emitido pela Epimed Solutions.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALANA GABRIELA PAULS HAEUSER
[email protected]