O Brasil enfrenta uma verdadeira epidemia silenciosa: os casos de afastamento do trabalho por transtornos mentais, como ansiedade e depressão, atingiram o maior número em dez anos. Segundo dados recentes do Ministério da Previdência o Social, os transtornos mentais chegaram a uma situação incapacitante, como nunca visto antes. Na comparação com o ano anterior, as 472.328 licenças médicas concedidas representam um aumento de 68%. Em 2014, este número era de 221.721.
O que pode explicar este recorde de afastamento em 2024?!
Para Mateus Simon, professor e terapeuta católico, a explicação está no seguinte:
“O ambiente de trabalho está cada vez mais exigente. Espera-se de nós mais qualificação, mais tarefas realizadas ao mesmo tempo e melhores resultados. Mas a pressão não vem só de fora — ela também nasce dentro de nós. A autocobrança intensifica ainda mais esse peso. Por isso, a forma como lidamos com nossos próprios pensamentos é essencial para evitar o esgotamento e o burnout.
Quanto maior a pressão externa, maior deveria ser o nosso cuidado com o recolhimento interior, o silêncio da alma. As exigências não vão diminuir. Porisso, precisamos fortalecer nossas emoções e nossa espiritualidade. Mas atenção: a mente agitada vai tentar te convencer de que parar para silenciar e rezar é perda de tempo. Não acredite nisso. É justamente nesse recolhimento que reencontramos força e clareza.”
O problema vai além do sofrimento individual. As empresas também sentem os impactos com o aumento do absenteísmo, queda na produtividade e maior rotatividade de funcionários. Apesar dos números alarmantes, ainda há tempo para virar o jogo. Investir em prevenção e desestigmatizar os transtornos mentais são passos essenciais para construir um Brasil mais saudável emocionalmente.
Dicas do Mateus:
• Não comece seu dia mergulhando nas tarefas. Faça 5 minutos de silencio e coloque sua mente em paz para viver um momento após o outro. Nesses minutos, eleve seu coração, agradeça e se conecte com o momento presente. Não há nada mais valioso que o dia de hoje.
• Não deixe sua rotina te acelerar. Faça pequenas pausas. 3 minutos são suficientes para desacelerar a mente ansiosa. Nessas pausas, saia da cabeça! Conecte-se com o mundo real. O que você vê? O que você ouve? O que está sentindo? Faça isso 3 vezes ao dia. De manha, a tarde e a noite.
• Evite distrações. Rolar redes sociais não descansam você! A produção rápida de dopamina cria um estimulo que parece “descanso” mas na verdade não é. Sua mente está sendo submetida a inúmeras decisões rápidas enquanto você rola as telas. Essa prática vai te cansar ainda mais. Ao invés disso, leia um livro ou assista um filme longo. Opte por caminhar na natureza ou estar junto daqueles que você ama.
• Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. Não ensine sua mente a ser distraída. Faça tudo com tranquilidade uma coisa de cada vez. Sem ficar pensando no “que fez” nem no “que ainda falta fazer”, isso esgota e te descarrega.
• Conecte-se com seu trabalho. Faça seu melhor. E não se importe com o que os outros vão pensar. Se você fez seu melhor, preserve a paz.
Mateus Simon x Ansiedade:
Mateus Simon, educador católico e fundador do projeto Renova-me, aborda a ansiedade como um fenômeno que transcende o aspecto emocional ou espiritual, sendo também um mecanismo cerebral que pode ser regulado com práticas adequadas. Ele desenvolveu o método Cabeça Fria e Coração Quente, que propõe:
• Cabeça Fria: identificar pensamentos que tiram a paz, dominar as emoções e desenvolver autoconfiança.
• Coração Quente: crescer em confiança e intimidade com Deus, dominar os “ladrões da paz” com a prática da presença de Deus na vida cotidiana.
Simon compartilha seus ensinamentos através de cursos online, vídeos no YouTube e conteúdos no Instagram, abordando temas como procrastinação, escrúpulos e a relação entre fé e saúde mental. Ele acredita que é possível viver com serenidade mental e um coração fervoroso na fé, mesmo diante dos desafios da vida moderna.
Sobre o Mateus
Mateus Simon é católico apostólico romano, cursilhista e consagrado a Nossa Senhora pela Associação Cultural Montfort.
Pai de 6 filhos, Júlia, Lívia, João Gabriel, Helena, Ana Luísa e Antônio, é casado com Camila e criador do Método CFCQ (Cabeça Fria Coração Quente), o qual busca auxiliar seus alunos a lidarem com suas emoções e pensamentos.
Mateus é, também, idealizador do projeto Renova-me, o qual visa, através de treinamentos e práticas, libertar o indivíduo da ansiedade e resgatar sua paz.
Contato Mateus Simon:
Instagram: @mateus_tendasaojose
Press Company Agência de Comunicação
Site: www.presscompany.com.br
Intagram: @press_company
Liliane Santos: (11) 94360-0226
Raissa Marano: (11) 98837-4948
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LILIANE SILVA SANTOS
lili@presscompany.com.br