Com o fim das férias e o retorno das crianças à escola, muitos pais se preocupam com a adaptação à rotina, o material escolar e, claro, a saúde dos pequenos. Afinal, o ambiente escolar é um espaço de aprendizado e socialização, mas também pode ser um local propício para a transmissão de vírus e bactérias. Por isso, especialistas do Humana Laboratório reforçam a importância da vacinação e de cuidados essenciais para garantir um início de ano letivo mais seguro para todos.
“A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir diversas doenças infecciosas. Com a volta às aulas, é ainda mais importante garantir que todas as vacinas estejam em dia, pois as crianças estarão em contato próximo com colegas, aumentando o risco de transmissão de doenças”, explica Levindo Teixeira – Sócio-proprietário da Humana Laboratório e Vacinação, farmacêutico bioquímico, pós graduado em Gestão e Garantia da Qualidade Laboratorial.
Vacinas como a da gripe, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e meningocócica são algumas das mais recomendadas para crianças em idade escolar. “A imunização não protege apenas a criança vacinada, mas também a comunidade escolar como um todo, reduzindo surtos e prevenindo complicações mais graves”, acrescenta o especialista.
Além da vacinação, é importante ensinar as crianças sobre a importância da higiene, como lavar as mãos regularmente e evitar compartilhar objetos pessoais. “Crianças tocam em tudo o tempo todo. Ensinar e incentivar a lavagem das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro, é uma das formas mais eficazes de evitar infecções”, afirma o farmacêutico bioquímico.
Calendário de vacinação para crianças e adolescentes em idade escolar
Manter em dia o calendário de vacinação protege não só a criança, mas toda a comunidade escolar. Confira as vacinas recomendadas:
Do nascimento aos dois anos: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10-valente e Rotavírus;
Dos 12 meses aos quatro anos: Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A e reforços de Poliomielite e DTP;
Adolescentes (nove a 14 anos): HPV e Meningocócica ACWY.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
imprensa@benditaletra.com.br