A Universidade Santo Amaro (Unisa), uma das principais faculdades médicas do Brasil, é premiada durante Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) – considerado o maior evento do setor na América Latina -, cujo objetivo é destacar os produtos inovadores e tecnologias que prometem remodelar o futuro. A Universidade teve destaque em duas modalidades: clínico no desenvolvimento de nova técnica para tratar desgaste gengival; e científico com a campanha de prevenção ao câncer labial.
O professor do programa de mestrado e doutorado da Unisa, Caio Vinicius Gonçalves Roman-Torres, liderou o projeto vencedor em utilizar uma nova técnica na aplicação de broca em cerâmica para tratamento voltado ao desgaste gengival. A técnica desenvolvida foi destaque, durante o congresso, na categoria fórum clínico. Na última edição do CIOSP os trabalhos científicos foram avaliados em três modalidades: painel científico e os fóruns clínicos e científicos.
Na categoria painel científico, a 42ª edição do evento, recebeu a inscrição de 800 trabalhos científicos e selecionou cerca de 200 projetos; que foram apresentados durante os quatro dias do congresso. Já os fóruns (clínico e científico) cada um elegeu em média 120 trabalhos de pesquisa e, depois, cada fórum selecionou apenas 13 deles para serem apresentados.
De acordo com o professor Caio Vinicius a técnica desenvolvida pela Unisa é considerada inovadora pelos especialistas por ser uma alternativa ao tratamento em relação ao desgaste gengival, todo o trabalho de pesquisa foi conduzido pela Universidade e em parceria com uma empresa na área de Odontologia para o desenvolvimento da broca em cerâmica. “Esse reconhecimento é de extrema importância para a continuidade de novas pesquisas voltadas à saúde bucal”, comenta o professor.
A Universidade também conquistou destaque e foi eleita em primeiro lugar na categoria fórum científico com a campanha de prevenção ao câncer labial das praias de Santos, litoral de São Paulo. A iniciativa, também idealizada e conduzida pelo professor Caio, já está em sua 4ª edição, nas últimas três edições (2019, 2022 e 2023) avaliou mais de 500 vendedores ambulantes e pessoas que exercem atividade na praia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
imprensa@unisa.br