Os jovens das unidades da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São Paulo e Ônix, na capital, estão agora envolvidos em oficinas semanais de yoga oferecidas pelo Projeto Treino na Laje. Iniciadas em agosto de 2024, as aulas acontecem todas as quartas-feiras, com turmas de até 10 adolescentes, promovendo um ambiente de relaxamento, autoconhecimento e desenvolvimento emocional. As atividades são conduzidas por Sophia Bisilliat, uma voluntária especializada, com sessões vespertinas.
As oficinas de yoga visam proporcionar um espaço acolhedor e seguro, em que os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa podem relaxar, explorar suas emoções e aprender ferramentas que favorecem o equilíbrio emocional e mental. A prática inclui técnicas de respiração e mindfulness, auxiliando no controle da ansiedade, no aumento do foco e na construção de uma imagem corporal positiva. A expectativa é que, ao participar dessas atividades, os jovens desenvolvam maior consciência corporal, autocuidado e hábitos de vida saudáveis.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a inclusão do yoga como prática regular é uma contribuição valiosa para a missão de promover o bem-estar integral dos adolescentes. “Queremos que esses jovens encontrem, no yoga, uma ferramenta de transformação pessoal, que os inspire a enfrentar desafios com serenidade e autoconfiança”, afirma.
“As oficinas são adaptadas para jovens em medidas socioeducativas e têm mostrado resultados positivos no comportamento dos participantes, especialmente entre aqueles que apresentam dificuldades relacionadas à ansiedade e à concentração. A prática também promove condicionamento físico e incentiva uma visão mais saudável do próprio corpo”, diz Luiz Madureira, supervisor técnico e profissional de Educação Física da Divisão Regional da Capital (DRCAP), responsável pelos CASAs São Paulo e Ônix.
O Projeto Treino na Laje, focado exclusivamente em yoga, inclui em suas aulas elementos de condicionamento físico e de ginástica, proporcionando uma experiência enriquecedora para os adolescentes. Essas atividades contribuem para a melhoria do comportamento e do bem-estar, especialmente para aqueles que lidam com ansiedade e dificuldades de concentração, além de promover uma visão mais positiva e saudável sobre si mesmos.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
camilaas@sp.gov.br