O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo, sendo a principal causa de morte oncológica feminina. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 73 mil novos casos são diagnosticados anualmente no país, representando cerca de 25% de todos os cânceres em mulheres. A detecção precoce aumenta as chances de cura, mas os efeitos do tratamento, como a queda de cabelo, afetam significativamente a autoestima e o bem-estar das pacientes.
Doações de cabelo, que possibilitam a confecção de perucas, desempenham um papel fundamental no apoio emocional dessas mulheres. “Mais que um adorno estético, as perucas representam força, autoconfiança e a chance de retomar a autoimagem em um período desafiador.”, conta Maria Fernanda Trentini, Diretora de Marketing da Amend, que promoverá ações solidárias durante o mês, reforçando seu compromisso com o bem-estar e a valorização feminina, atuando não apenas na saúde capilar, mas também no resgate da autoestima.
Com foco na conscientização e no incentivo à saúde, a marca busca engajar e inspirar os jovens, promovendo um diálogo essencial sobre autocuidado e responsabilidade social. Essas iniciativas não só estimulam ações sociais, mas também criam uma cultura de empoderamento, na qual cada indivíduo pode fazer a diferença em sua comunidade.
“Na Amend, reconhecemos a importância de iniciativas voltadas à saúde feminina, como o Outubro Rosa. Com um quadro de colaboradores composto por 60% de mulheres, nosso compromisso vai além da diversidade no ambiente de trabalho – buscamos criar um espaço de conscientização e apoio às nossas colaboradoras, incentivando o autocuidado e a prevenção. Essas ações reforçam nosso papel em promover o bem-estar e a valorização das mulheres, tanto dentro da empresa quanto na sociedade.”, conta Mariana Pilotto, CHRO da Amend.
Conheça as iniciativas da marca e como é possível contribuir em apoio à causa:
1. E-commerce Solidário: Apoio ao Instituto Protea
Durante todo o mês de outubro, a Amend destinará 3% do lucro obtido nas vendas de kits da linha Amend Millenar pelo e-commerce para o Instituto Protea, que oferece apoio e tratamento a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Quem comprar o kit no e-commerce ganhará um lenço da linha Amend Millenar.
2. Projeto “Doe Suas Tranças” na ESPM
No dia 21 de outubro, a Amend patrocinará o projeto “Doe Suas Tranças”, sediado pela faculdade ESPM em São Paulo. O evento arrecadará doações de cabelos para a Casa da Mulher Paulistana, que transforma os fios em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. Com a presença de cinco cabeleireiros, o evento promete ser um momento de solidariedade e autoestima. Além disso, a marca também proporcionará análise capilar gratuita presentes para as doadoras e cabeleireiros voluntários.
Essas ações reafirmam o compromisso da Amend com causas de ajuda social e que impactam positivamente a vida das mulheres, ampliando a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do suporte durante o tratamento do câncer de mama.
Para ajudar na conscientização, o Instituto Protea desmistificou cinco crenças sobre o câncer de mama:
1. Câncer de mama pode ter cura? Verdade. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura.
2. Fazer mamografia todos os anos é necessário? Verdade. A mamografia é o principal exame para detectar tumores e deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos.
3. Sutiãs e desodorantes podem causar ou aumentar o risco de câncer de mama? Mito. Estudos não encontraram relação entre essas peças e o câncer.
4. Praticar exercícios físicos ajuda na prevenção? Verdade. Atividades como caminhar 30 minutos por dia podem reduzir o risco de desenvolver a doença.
5. Amamentar protege a mama do câncer? Verdade. Quando o bebê mama, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.
De acordo com Cristina Assumpção, diretora-executiva do Protea, “O autoexame deve ser realizado mensalmente, preferencialmente 7 dias após o período menstrual, e consiste na observação e palpação das mamas e axilas em busca de nódulos, secreções ou alterações na pele. A prática ajuda a identificar rapidamente nódulos, secreções ou outras alterações nos seios ou axilas. O passo a passo pode ser acessado em www.protea.org.br/cancer-de-mama-auto-exame/. No entanto, é importante ressaltar que o autoexame, embora essencial, não substitui exames clínicos e a mamografia, que podem detectar lesões em estágios iniciais.”.
SOBRE A AMEND:
A Amend acredita em belezas. Em muitas delas. Expressas em diversos cabelos, em múltiplas pessoas, em milhares de momentos. Nessa soma da arte, da convivência, da experiência e da natureza capaz de multiplicar o melhor de nós.
Há 30 anos, nossa missão é empoderar seus cabelos com saúde e beleza, permitindo que você protagonize uma história com ainda mais significado.
Somos uma empresa familiar, que nasceu de um sonho grande e tem orgulho de ter criado uma família maior ainda.
Na nossa trajetória, tecnologia, inovação, humanidade e paixão apoiam uma constante transformação de quem somos e do que desejamos, enquanto marca parceira e amada por nossas consumidoras.
Onde encontrar:
E-commerce Amend e principais farmácias e perfumarias do Brasil.
Site: https://www.amend.com.br/
Instagram e Tik Tok: @amend_oficial
SAC: 0800 019 7473 | sac@amend.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA TEIXEIRA MARQUES
marinamarques@indexconectada.com.br