Falar em público é uma habilidade que pode abrir portas, mas para muitos, continua a ser um desafio assustador. Dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA revelam que a fobia social afeta cerca de 7% da população mundial, manifestando-se frequentemente como um medo incapacitante de falar em público.
A Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga e especialista em expressividade, destaca que é possível transformar a ansiedade em uma presença confiante no palco e na vida cotidiana. Dedicada a entender a interação entre comunicação e expressividade, ela compartilha abordagens práticas que levam ao sucesso no palco ou na sala de reuniões.
“Enfrentar o medo de falar em público não é apenas sobre vencer o nervosismo, mas sobre aprender a capturar e a manter a atenção da audiência”, explica a Dra. Cristiane. Para ela, ao combinar a expressão vocal e a linguagem corporal, utilizando uma mistura de técnicas fonoaudiológicas e de expressividade, é possível desbloquear potencialidades inexploradas por quem enfrenta o medo de falar em público. Algumas dicas podem encorajar quem busca por ajuda, mas não sabe por onde começar:
Respiração consistente e controle vocal : A respiração profunda e controlada é fundamental para estabilizar a voz e trazer calma instantânea. A Dra. Cristiane enfatiza o uso da respiração diafragmática para regular o ritmo cardíaco e melhorar a projeção vocal.
Preparação e prática : A confiança cresce com a familiaridade do conteúdo. Ensaiar frente a um espelho, gravar-se e simular situações de fala são etapas cruciais recomendadas pela especialista.
Expressividade não verbal : gestos, postura e contato visual são elementos que amplificam a mensagem. É importante maximizar esses sinais para complementar as palavras e se conectar de maneira mais profunda com a audiência.
Mudança de mentalidade : Transformar o nervosismo em energia positiva pode ser um divisor de águas. Em vez de temer a ansiedade, use-a como motivação para intensificar a performance.
Segundo Romano o importante não é apenas abordar o medo imediatamente, mas construir uma base firme para uma comunicação eficaz e expressiva. “A liberdade de expressão verdadeira é um caminho para liderança e influência”, declara.
Sobre a Dra. Cristiane Romano:
Especialista em comunicação, com mestrado e doutorado em Expressividade pela USP.
Pós-graduada em Voz pelo CEFAC – BH e em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas.
Formada em Business and Executive Coaching pela University of Ohio – EUA.
Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais.
Ao longo de sua carreira, a Dra. Cristiane têm capacitado profissionais, ajudando-os a aprimorar suas habilidades comunicativas e, assim, aumentar sua influência e persuasão em diversos contextos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO NOVAIS PACHECO
novais.jornalismo@gmail.com