As lentes de contato são uma excelente opção para quem possui problemas oculares e quer ter mais liberdade de movimento, além de um campo de visão mais amplo, sem as limitações das armações dos óculos.
Mas quem utiliza o dispositivo óptico deve seguir corretamente as orientações do especialista para prevenir irritações ou infecções nos olhos, entre outras consequências graves. Realizada este mês, a Campanha Nacional Setembro Safira, busca aumentar a conscientização sobre o uso correto das lentes de contato.
A oftalmologista do Centro Oftalmológico São Paulo e do H.Olhos, Hospital de Olhos, Dra. Michelle Farah, recomenda seis cuidados essenciais para prevenir contaminações ao utilizar lentes de contato:
– Lavar as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes e secá-las bem com uma toalha limpa;
– Usar soluções apropriadas para limpar e armazenar as lentes, evitando soluções caseiras ou improvisadas;
– Evitar dormir com lentes de contato, a menos que elas sejam especificamente projetadas para uso noturno, pois isso aumenta o risco de infecções e complicações oculares, como úlceras na córnea.
– Substituir as lentes conforme as recomendações do fabricante e do oftalmologista, respeitando o tempo de uso indicado;
– Não reutilizar ou trocar a solução de limpeza sem higienizar o estojo das lentes regularmente, evitando que impurezas e microrganismos contaminem as lentes;
– Evitar tomar banho ou entrar em piscina, mar ou lago usando lentes de contato, pois a água pode conter bactérias e parasitas que podem infectar os olhos e as lentes.
De acordo com a médica, “uma alternativa para quem busca praticidade são as lentes de contato descartáveis diárias, que não requerem limpeza e devem ser descartadas ao final do dia. Já as lentes de uso prolongado podem ser quinzenais, mensais ou rígidas (anuais) e embora ofereçam maior durabilidade, necessitam de mais cuidados com a higienização”.
A Dra. Michelle Farah diz que quais são os três principais tipos de lentes de contato:
– Lentes Gelatinosas: São macias, confortáveis e flexíveis. São as mais populares e podem ser usadas para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Elas podem ser de descarte diário, quinzenal ou mensal;
– Lentes Rígidas Permeáveis a Gases (RPG): São mais duras e permitem uma boa passagem de oxigênio. Elas proporcionam uma visão nítida, especialmente para pessoas com astigmatismo elevado ou condições específicas da córnea, como o ceratocone;
– Lentes Esclerais: São maiores, cobrem a maior parte da córnea, com apoio na esclera. Elas são usadas principalmente para corrigir condições como ceratocone ou outras ectasias corneanas.
“A escolha das lentes de contato deve se alinhar ao estilo de vida do paciente e ao tipo de erro refratário que precisa ser corrigido. É preciso considerar a curvatura do olho, a qualidade da lágrima, a quantidade de oxigênio que chega à córnea e a presença de doenças ou alterações na superfície ocular. Por isso é fundamental ter a orientação de um oftalmologista”, recomenda a médica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIEGLIND EIKMEIER
sig@targetsp.com.br