Recuperar os cabelos pode ser mais fácil do que se imagina! Com os produtos certos, o cronograma capilar se torna um hábito
É muito comum que a gente assista aos comerciais de TV e veja as propagandas de cabelos bonitos e saudáveis, mas, no dia a dia, atingir esse patamar de beleza fica bastante difícil. Pontas secas ou ressecadas, fios frágeis e sem vida, sem brilho saudável e até opacos são sinais de que o seu cabelo pede socorro.
No cotidiano, o uso exaustivo de fontes de calor ou até mesmo a exposição ao sol e à poluição podem prejudicar a saúde capilar. Usar produtos de qualidade e que sejam reconhecidos por salões e cabeleireiros, como a Pantene, é fundamental para recuperar o brilho e a viscosidade da madeixa.
Além disso, lembrar de sempre beber água e ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter a fibra capilar firme e forte, auxiliando para uma beleza encantadora de dentro pra fora.
O que é cabelo danificado?
O cabelo danificado exige cuidados específicos, pois é mais propenso à quebra, apresenta pontas secas e pode levar à queda dos fios. É comum que o cabelo ressecado perca seu brilho, resultando em uma aparência sem vida, opaca, áspera e com pontas duplas.
Principais causas do cabelo danificado
Quando nos deparamos com um cabelo que está quebradiço, sem vida, com pontas duplas e com seu corpo frágil, rapidamente podemos identificar que ele está fragilizado.
Muitos são os fatores que contribuem para este resultado, enfraquecendo a cutícula capilar e afetando a fibra, prejudicando a estrutura do cabelo.
– Uso excessivo de fontes de calor: o uso frequente de ferramentas térmicas pode fazer com que o cabelo perca umidade natural e sofra muito com as altas temperaturas, comprometendo toda sua estrutura e saúde. É essencial que você proteja os fios usando um reparador ou até um protetor térmico de acordo com o seu tipo de cabelo;
– Lavar os fios na água quente: sim, a água quente pode causar ressecamento, removendo a oleosidade natural e deixando os fios mais sensíveis e com cutículas expostas. Prefira lavá-los fora do momento do banho, em temperatura gelada ou fria. Tenho certeza de que seus cabelos agradecem por isso;
– Excesso de produtos químicos: realizar procedimentos químicos um em cima do outro, como descoloração e alisamento, sem preparar a fibra capilar pode resultar em quebra e pontas secas. Fazer múltiplos procedimentos químicos simultaneamente pode sobrecarregar a fibra capilar, comprometendo sua estrutura.
E como saber se o meu cabelo está danificado?
Essa é uma excelente pergunta! Os primeiros sinais podem envolver queda devido à quebra do cabelo. Se durante o banho você sentir que seus cabelos caem bastante, ou mesmo no decorrer do dia passa as mãos que ele cai, certamente há um sinal de alerta.
Outro ponto que deve nos chamar a atenção é a falta de brilho mesmo depois de lavado e limpo. Porém, aqui também acende um alerta interessante, que é justamente o tipo de shampoo ou condicionador que você está usando — ou seja, nem sempre o problema com brilho é, de fato, um problema de cabelos danificados. Experimente trocar o seu produto de cuidado diário e veja se sente a diferença.
A facilidade com que os fios fazem nó também deve ser observada. Sabem aqueles nós que se formam no final do cabelo? Isso pode indicar pontas fragilizadas, que ou precisam de corte, ou necessitam de atenção.
O tempo de recuperação e revitalização da fibra capilar não é tão rápido quanto se pensa. Isso porque o cabelo demora até que consiga reestruturar-se novamente. A depender do tipo e grau do dano que você tem, pode ser que ele leve mais de um ano — e, em casos mais severos, só através dos cortes trimestrais.
Como tratar o cabelo danificado
Para tratar o cabelo danificado, é essencial usar produtos ricos em nutrientes, incorporando-os em um cronograma capilar específico. Boas escolhas incluem ácido hialurônico para hidratação, óleo de rícino para nutrição e queratina para reconstrução. Sempre tenha produtos que ofereçam ações reconstrutoras, nutritivas e hidratantes para restaurar a fibra capilar, devolvendo brilho e força aos fios.
1. Hidratação para repor a água na fibra capilar
A hidratação é o primeiro passo na rotina de cuidados. Ela repõe a água perdida na fibra capilar, preparando o cabelo para receber outros nutrientes. Use produtos como a linha Hidra Hialurônico, que oferece 4x mais hidratação e 7x mais força aos fios graças ao ácido hialurônico.
2. Nutrição para reposição de lipídios
Os lipídios mantêm a oleosidade natural do cabelo, formando uma barreira protetora que conserva o brilho e a maciez. A umectação com óleos promove tratamento profundo, reduzindo o frizz e aumentando o brilho. Máscaras com óleos, como as linhas de nutrição Elseve Cachos Longos dos Sonhos e Óleo Extraordinário, são ideais para nutrir os fios.
3. Reconstrução para deposição de massa na fibra
A reconstrução é vital para recuperar o cabelo danificado, repondo queratina e proteínas para restaurar a estrutura da fibra e aumentar a resistência. A linha Reparação Total 5, com microqueratina, é excelente para a ação de reconstrução dos fios.