Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo o Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.
A mobilização do Distrito Federal pela Campanha de Vacinação Contra a Gripe, já contabiliza mais de 523 mil doses aplicadas. Até o momento, 38% do grupo prioritário da ação — composto por quase 1,1 milhão de pessoas – receberam a dose da vacina na capital do país. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde.
A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.
Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.
“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”
Moradora de Águas Claras, Lindaura Rebeca Ferreira tem 26 anos, trabalha como dentista e está gestante. Ela ressalta a importância de se vacinar contra a gripe nesta fase.
“É muito importante se imunizar, até porque eu faço parte do grupo de risco, eu estou grávida. Foi bem tranquilo. Fui em um posto de saúde mesmo em Águas Claras, não peguei fila, foi bem ‘facinho’ mesmo.”
Segundo o Ministério da Saúde, foram aplicadas 6.300 doses da vacina contra a gripe em gestantes em todo o Distrito Federal, cerca de 38% do público-alvo.
Além das gestantes, fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de seis anos, puérperas, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e pessoas com deficiência permanente.
Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.
VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias
Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz
Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Fonte: Brasil 61