Antes de saber qual é o cúrcuma preço, precisamos entender como e porque esse tempero tem se tornado tão popular por quem busca uma vida mais saudável. Além de deliciosa, a cúrcuma também pode proporcionar diversos benefícios para sua saúde, principalmente no que diz respeito às inflamações.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tempero, preparamos um guia. Conheça mais sobre a cúrcuma, o que é, para que serve, seus benefícios e, é claro, como você pode incluí-la em sua rotina para garantir a desinflamação do seu corpo como um todo e evitar diversos tipos de doenças.
O que é a cúrcuma?
A cúrcuma também pode ser encontrada em alguns lugares com o nome de açafrão-da-terra e é uma planta com raízes com uma tonalidade laranja, bem característica desse tempero. Sua aparência, inclusive, é bem semelhante a do gengibre, já que eles são da mesma família.
Apesar de ser amplamente utilizada como tempero, por conta de seu sabor marcante e sua coloração que deixa as comidas ainda mais coloridas e com aparência bonita, a cúrcuma também proporciona benefícios únicos para a saúde e por isso, além de sua tradicional apresentação em pó, hoje ela também pode ser encontrada em cápsulas.
Para que serve?
A cúrcuma é um tempero muito utilizado na culinária asiática, sendo muito utilizada para temperar carnes em geral e quando usada no frango, ajuda a garantir aquele aspecto douradinho e saboroso na pele. Mas também pode ser utilizada no preparo de caldos, legumes, sopas e até mesmo alguns chás.
Além disso, a cúrcuma também pode ser utilizada em alguns cremes para uso tópico na pele, auxiliando no tratamento de doenças como acne e até mesmo psoríase. Quando consumida em cápsulas, a cúrcuma proporciona diversos outros benefícios que falaremos a seguir.
Benefícios da cúrcuma
Ainda que muito conhecida popularmente por ser um tempero, poucas pessoas imaginam que a cúrcuma pode causar grande impacto na saúde do corpo, evitando diversos tipos de doenças e aliviando sintomas. Abaixo, conheça alguns dos principais benefícios da cúrcuma:
- Previne alguns tipos de câncer;
- Diminui o colesterol ruim;
- Alivia dores de cabeça e nas articulações;
- Auxilia na perda de peso saudável;
- Previne doenças neurodegenerativas;
- Controla as taxas de glicemia;
- Previne doenças alérgicas.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios da cúrcuma, porém ainda existem diversos outros que você poderá usufruir com o consumo frequente e adequado dessa raiz tão poderosa para a saúde. E justamente por conta desses benefícios, o tempero é utilizado há milênios em países asiáticos.
Outro ponto que pode ser considerado um benefício é a cúrcuma preço que costuma ser bem acessível quando falamos em sua versão em pó. As cápsulas também tem um valor excelente para quem deseja dar um up na sua saúde sem gastar muito. Pesquise sempre cúrcuma preço antes de realizar a compra.
Como usar a cúrcuma para desinflamar o corpo?
Um dos grandes benefícios de consumir a cúrcuma é justamente a sua ação anti-inflamatória, que atua em todo o organismo. Como a quantidade usada para temperar alimentos é bem pequena, você pode incluir a cúrcuma em cápsulas para aumentar a ingestão de seus componentes terapêuticos.
Além disso, você pode usá-la como tempero de alimentos, mas também em shots matinais, vitaminas, em chás e até mesmo misturada com leite. Dessa forma é possível garantir que o seu consumo esteja em uma quantidade adequada para que todos os benefícios da cúrcuma sejam bem aproveitados.
Cúrcuma tem contra indicação?
Apesar de ser um alimento natural, existem sim algumas contraindicações para o consumo da cúrcuma. Pessoas que façam uso de medicamentos anticoagulantes, com obstrução das vias biliares em razão de pedras na vesícula, além de gestantes e lactantes só devem fazer o consumo da raiz após liberação do médico que realiza o acompanhamento.
Porém, mesmo que você não esteja no grupo que deve consumir a cúrcuma com supervisão médica, o recomendado é sempre consultar seu médico para verificar suas necessidades e quantidades de acordo com seu caso. Assim é possível obter melhores resultados direcionados para você.
Cúrcuma tem efeitos colaterais?
Normalmente a cúrcuma não oferece nenhum tipo de efeito colateral quando consumida na quantidade adequada. Em casos isolados, algumas pessoas podem relatar dermatites, alterações no paladar, leve desconforto gástrico e uma intensificação nos movimentos intestinais.
Caso perceba algum tipo de alteração após o consumo da cúrcuma, o recomendado é interromper o uso até que cessem os sintomas antes de reiniciar o consumo, sempre em uma quantidade menor do que foi tomada anteriormente. Se persistirem os sintomas, busque orientação médica.
Onde encontrar cúrcuma?
Na Nature Center você encontra além das cápsulas de cúrcuma, diversos outros tipos de suplementos, vitaminas e proteínas como a albumina. É a loja da sua saúde! Você encontra produtos de qualidade e realiza compras em segurança, recebendo seus produtos no conforto da sua casa.
Apesar de já ser consumida há muitos anos, sem dúvidas atualmente a cúrcuma vem se tornando ainda mais popular, já que muitas pessoas passaram a conhecer além de seu sabor, seus benefícios impressionantes para a saúde. Aproveite para incluir a cúrcuma em sua alimentação e suplementação e observe os impactos positivos que ela causa no seu corpo.