Com a quarentena em vigor em várias partes do mundo, as academias estão fechadas. Mas isso não é desculpa para pular os exercícios! Muitas pessoas estão descobrindo que é possível atingir resultados semelhantes aos da academia, realizando exercícios em casa. Mas, será mesmo? Vamos descobrir!
Vantagens de se exercitar em casa
O instrutor de fitness Francis de Carvalho, da Wellness, acredita que os exercícios caseiros podem entregar os mesmos resultados da academia. Ele diz que é totalmente possível atingir bons resultados apenas através do uso do peso corporal, contanto que esses exercícios sejam feitos da maneira e na intensidade correta.
Ajuda extra para hipertrofia
Embora os exercícios de peso corporal sejam úteis, para construção de massa muscular (hipertrofia), é necessário utilizar algum tipo de sobrecarga. No entanto, isso não significa que você precise correr e comprar equipamentos de musculação caros. Francis sugere usar objetos do dia a dia, como uma garrafa de água ou um balde cheio de areia ou água, para adicionar resistência aos seus exercícios.
Um estilo de vida saudável é essencial
Além de se exercitar, Francis ressalta a importância de manter uma dieta saudável e evitar alimentos açucarados e gordurosos, que podem levar a um metabolismo lento e ganho de peso. Ele também aconselha a ter uma boa noite de descanso, pois durante o sono o corpo repõe as energias e fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios para a saúde.
Exercícios para fazer em casa
Agora que abordamos os benefícios e dicas para se exercitar em casa, vamos passar para a parte prática – os exercícios em si. Aqui estão sete exercícios sugeridos pelo Francis que você pode fazer em casa e que fornecem resultados semelhantes aos que você obteria na academia:
1. Corrida estacionária
Simulando uma corrida sem sair do lugar, tente fazer 4 séries de 40 segundos com intervalos de 20 segundos entre cada série.
2. Agachamento
Tente fazer 4 séries de 10 a 15 repetições com intervalos de 40 segundos a 1 minuto.
3. Abdominal grupado
Sente-se no chão e tente fazer 4 séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de 40 segundos a 1 minuto.
4. Mergulho no banco
Usando uma cadeira ou sofá como suporte, tente fazer 3 séries de 8 a 10 repetições, com intervalos de 40 segundos entre cada série.
5. Flexão de braço
Faça 3 séries de 8 a 12 repetições. Para iniciantes, pode iniciar com os joelhos apoiados no solo.
6. Prancha abdominal no solo
Segure a prancha por pelo menos 30 segundos, em 3 séries.
7. Polichinelo
Faça 4 séries de 1 minuto com intervalos de 30 a 40 segundos entre cada série.
Esperamos que essas dicas o ajudem a manter sua rotina de exercícios mesmo em casa. Lembre-se, embora esses exercícios possam não ser tão intensos como alguns que você faria na academia, eles ainda são uma ótima maneira de se manter ativo e saudável durante a quarentena.
Entretanto, é sempre bom lembrar, que antes de começar qualquer rotina de exercícios, consulte um profissional de saúde para garantir que está fazendo os movimentos corretos e de maneira segura!
Então, vamos manter a positividade e continuar nos movimentando, mesmo que isso signifique ajustar nossas rotinas regulares. Lembre-se, a atitude mais saudável é aquela que nos mantém em movimento!
Fonte: A Gazeta